Circuito Loterias Caixa contará com 120 halterofilistas e é o último desafio oficial dos convocados para o México antes do Mundial.

O Brasil participará com uma delegação recorde do Mundial de Halterofilismo, que será realizado na Cidade do México, de 29 de setembro a 6 de outubro. Foram convocados 20 atletas, dos quais oito competirão na categoria júnior (até 20 anos), e os demais no adulto. Antes de embarcar para a capital mexicana, eles têm um importante desafio no Brasil.
 
A partir desta sexta-feira, 4, até o domingo, 6, dezessete dos convocados disputarão a segunda etapa nacional do Circuito Loterias Caixa. A competição, será realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, na Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo.
 
O evento contará com 120 halterofilistas e é o último desafio oficial dos convocados para o México antes do Mundial. “Há atletas que estão em uma crescente de rendimento e, certamente, participarão desta etapa do Circuito Loterias Caixa para quebrar recorde brasileiro. Outros, contudo, atingiram 90% de sua capacidade física e vão resguardar esses 10% restantes para chegar com força total no México. Por isso, teremos um fim de semana muito importante para todos os atletas no CT”, previu o coordenador do halterofilismo no Comitê Paralímpico Brasileiro, Felipe Dias.
 
Entre os convocados para o Mundial está o medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, o baiano Evânio Silva, da categoria até 88kg. Outro destaque na delegação nacional é a paranaense Márcia Menezes (até 86kg), bronze no último Mundial da modalidade, em Dubai 2014.
 
Os dois têm sequelas de poliomielite na perna, e estão na história do halterofilismo nacional pois são donos dos dois maiores feitos do país em eventos internacionais até aqui.
 
“Essa etapa vai servir como preparação para o Mundial e a minha meta, neste momento, é melhorar a marca deste ano para chegar mais fortalecida no México. A preparação tem sido bastante intensa e a intenção é fazer ainda mais, por conta do Mundial. Teremos um mês e meio antes da viagem para poder chegar lá muito bem preparada”, disse Márcia, de 39 anos.
 
Confira os convocados:

Mundial adulto:

  1. Amanda Aparecida Santos de Sousa (-73kg)
  2. Bruno Pinheiro Carra (-59kg)
  3. Evânio Rodrigues da Silva (-88kg)
  4. Gustavo Da Silva Tavares (-49kg)
  5. João Maria da França Júnior (-54kg)
  6. Márcia Cristina de Menezes (-86kg)
  7. Maria Luzineide Santos de Oliveira (-45kg)
  8. Mariana D’Andrea (-61kg)
  9. Mateus de Assis Silva (-97kg)
  10. Renê Belcássia da Silva Souza (-55kg)
  11. Tayana de Souza Medeiros (+86kg)
  12. Terezinha Mulato dos Santos (-67kg)

Técnicos: Carlos Williams Rodrigues da Silva, Valdecir Lopes da Silva, e Wéverton Lima dos Santos

Mundial Júnior:

  1. Heleno Victor de Melo Silva (-65kg)
  2. Lucas Manoel Galvão dos Santos (-49kg)
  3. Marcos Gabriel Terentino Cruzato (-49kg)
  4. Maria Rita Martins de Oliveira (-79kg)
  5. Mariana D’Andrea (-61kg)
  6. Mateus de Assis Silva (-97kg)
  7. Vinicius Menezes de Freitas (-72kg)
  8. Vitor Afonso Santos da Silva (-107kg)

Técnico: Francisco Teles

Evânio Rodrigues medalha de prata na Rio-2016 é um dos convocados para o Mundial/ Foto: Cezar Loureiro/MPIX/CPB

Fonte: CPB