O curling brasileiro conquistou um resultado histórico no último fim de semana. A equipe mista do país, formada por Raphael Monticello, Alessandra Barros e Luciana Barrella (Marcio Cerquinho não chegou a tempo da disputa) conquistou a quinta posição na Copa Tallinn, realizada na Estônia.
O evento contou com a participação de 18 times, sendo nove deles representantes nacionais entre homens, mulheres e misto, e serviu de aquecimento para o Mundial Misto de Curling, que começa no dia 14 de outubro em Kazan, na Rússia.
Após começarem com uma derrota apertada de 7 a 5 para Stonehenge, da Finlândia, os brasileiros conquistaram três vitórias consecutivas: 7 a 3 no CC Swissar, da Suíça, 8 a 2 na seleção da Estônia de cadeira de rodas e 9 a 6 no Team Angels. Com vaga na fase final, a seleção perdeu para o Cocktail International (campeão da Copa Tallinn) por 11 a 5 e encerrou no Top 5 da competição.
“Foi excelente jogar lado a lado de astros do curling de países de alto nível, como Hungria, Finlândia, Estônia, Escócia, Alemanha e Estados Unidos. Além disso, deixamos uma excelente marca ao mostrar que o Brasil também tem capacidade de ser tão competitivo quanto eles e conquistar um espaço mais relevante na modalidade”, comemorou Raphael Monticello, skip brasileiro.
Após a disputa na Estônia, os brasileiros já embarcaram para São Petersburgo, na Rússia, onde eles prosseguem com os treinamentos. O país estreia no Mundial Misto de Curling contra a Inglaterra no sábado, dia 15, a partir das 2h da madrugada no horário de Brasília.
“No Mundial de Kazan caímos em um grupo muito forte, mas a qualidade técnica, estratégia e entrosamento que demonstramos na Copa Tallinn nos deixa confiantes para enfrentarmos nossos adversários com vontade de vencer, e não apenas de participar”, conclui Monticello.
Fonte e fotos: CBDG