Gustavo Rodrigues, Thiagus Petrus, Haniel Langaro e César De Almeida “Bombom’, respondem perguntas exclusivas ao Portal, sobre o Mundial.
A seleção masculina de handebol vem fazendo história no campeonato mundial da modalidade. Foram cinco jogos: duas derrotas e três vitórias, além de seis pontos conquistados. Foram 127 gols feitos e 129 sofridos. Com estes resultados, o brasileiros se garantiram na próxima fase.
Você conhece o canal do youtube do Portal Esporte Net? Clique e inscreva.
O último jogo da primeira fase foi contra a Coréia e só a vitória interessava aos brasileiros. Eles entraram e fizeram bonito, venceram por 35 a 26, resultado que confirmou a terceira posição do Grupo A e uma vaga na segunda fase do Mundial da Alemanha e da Dinamarca.
Assim, o Brasil entrou para o Top 12 de um Mundial pela primeira vez na história, superando a 13ª posição de 2013.
O novo sistema do mundial não possui oitavas e quartas de final e leva as equipes para dois grupos com seleções que compõem o Main Round.
Com os resultados do mundial, o Brasil se classificou em terceiro do grupo A e nesta fase, enfrenta as equipes do grupo B (Croácia, Espanha e Islândia). Para finalizar o Main Round, avançam apenas dois de cada grupo para a fase de semi final.
A seleção brasileira chega a segunda fase com zero pontos. Os países que avançam carregam os pontos que conquistaram na primeira fase e entre si. Ou seja, no grupo A avançaram Alemanha, França e Brasil. Como Brasil perdeu para ambos, não leva pontos para próxima fase. Alemanha e França levam 3 pontos cada. Pelas vitorias frente ao Brasil (2 pontos) e o empate entre si (1 ponto). E nessa fase os países não se enfrenam novamente, ou seja, brasil não enfrentará França, nem Alemanha.
Conversamos com alguns atletas da seleção brasileira, que falaram sobre os jogos da primeira fase, a classificação histórica, o apoio da torcida brasileira e onde querem chegar.
GUSTAVO RODRIGUES- LATERAL DIREITO
– O Brasil caiu na “chave da morte”, e mesmo diante das equipes consideradas favoritas, vocês conseguiram resultados inéditos e garantiram a melhor colocação do Brasil em mundiais. Como a seleção está se sentindo com esse feito?
Nós estamos muito felizes mesmo por ter conseguido chegar no Main Round e ter conseguido chegar entre as 12 seleções do mundo. É um objetivo que viemos buscando a muito tempo, trabalhando muito duro e depois de todo o trabalho, toda entrega que tivemos durante anos batendo na trave para conseguir a melhor colocação possível, nós finalmente conseguimos bater esse objetivo e agora é continuar forte, continuar firme, porque ainda não acabou. Nós podemos ir mais longe e vamos continuar firme no campeonato.
– Qual a sua analise sobre os adversários da próxima fase?
Agora no Main Round, nós pegamos Croácia, Espanha e Islândia. São três seleções europeias, mas cada uma com seu estilo de jogar. O estilo croata mais pesado de força física, o estilo islandês também um estilo único que eles jogam e o espanhol muito parecido com nosso estilo que o técnico deles agora, foi o nosso técnico no último ciclo olímpico, que foi o Jordi Ribera, então cada jogo vai ter sua dificuldade e nós temos que saber superar a cada jogo, para conseguir sair com a vitória, então acho que vão ser três jogos muito difíceis.
– Qual o objetivo da seleção brasileira para próxima fase?
Agora nessa próxima fase, vamos atrás da melhor colocação possível, nós não vamos nos contentar com esse 12º lugar, a gente vai jogar cada jogo, para conseguir conquistar pontos e subir cada vez mais na tabela e ter uma classificação melhor. Acho que um dos objetivos também é conquistar a melhor colocação de uma seleção sul-americana, então vamos atrás disso!
THIAGUS PETRUS, CAPITÃO DA SELEÇÃO BRASILEIRA
– Como capitão da equipe, o que sempre gosta de falar para seus companheiros antes da partida?
Bom o que eu sempre falo é que tanto nos momentos bons como ruins é que a gente faça juntos e que a gente lute independente dos erros e do quanto estiver o placar, que a gente faça nosso melhor sempre! Nessa próxima fase o que farei é um pouco do mesmo e então, acredito que a gente tenha que fazer o que a gente vem fazendo até agora. Ir dia por dia e tentar fazer o nosso melhor, lutarmos para ganharmos cada jogo.
– Dos adversários da próxima fase, quais serão as principais dificuldades que o Brasil pode ter diante do que conhecem das equipes?
Dos próximos adversários eu acho que a Croácia, tem uma defesa bastante dura, bastante forte, acho que vai ser nosso grande problema contra eles. A Espanha é uma seleção que nos conhece perfeitamente, que tem o Jordi que foi o nosso técnico e a Islândia é uma equipe que perdemos para eles no torneio de preparação para o mundial, mas eu acho que nós temos o mesmo nível que eles, então vai ser um jogo duro, mas que podemos ganhar também, mas acredito que vão ser 3 jogos difíceis.
– Qual a sua análise dos jogos de vocês na primeira fase?
Acho que o nosso primeiro jogo com a França foi excepcional, a gente jogou muito bem, muito bem mesmo. Contra Alemanha, estávamos muitos desgastados, por conta do jogo contra a França, não que o resultado fosse diferente, mas pelo menos, acredito que se tivéssemos descansados mais, nós poderíamos ter feito um papel melhor e nos outros jogos, era nossa chance de classificar e foi o que fizemos. Conseguimos jogar bem contra a Servia, Rússia e Coreia e foi bem legal.
– Vão adotar alguma estratégia diferente nessa segunda fase?
A estratégia será a mesma, ir jogo a jogo e ganhar a maior quantidade de pontos. Nós sabemos que se quisermos ter uma chance na semifinal, passa pelo primeiro jogo que é contra Croácia que tem seis pontos e nós temos zero. Então se ganharmos deles, nos aumenta um pouco a mínima chance que temos de classificar para a semifinal e ai vamos com tudo. Quando acabar o primeiro jogo, pensaremos no segundo. É uma coisa que a gente vem fazendo, é de pensar no próximo jogo e não ter uma coisa pensada no futuro. Então, estamos indo dia a dia.
HANIEL LANGARO- LATERAL ESQUERDO
– Qual a sua análise dos jogos de vocês na primeira fase?
Creio que fomos crescendo no decorrer da competição e chegamos no momento certo bem preparado, onde sabíamos que “nossa” competição começaria contra a Sérvia o que nos dava a classificação. Para a segunda fase vamos continuar fazendo o que fizemos desde o princípio. Tenho certeza de que estamos no caminho certo.
– Como está a relação da equipe nesse mundial?
Melhor impossível, grupo extremamente unido e todos com o mesmo pensamento.
– O que o carinho da torcida brasileira representa pra vocês neste momento?
Sem dúvidas, o apoio e o carinho de todos é importantíssimo pra todos nós. Isso nos ajuda e nos fortalece MUITO.
CESAR DE ALMEIDA, O BOMBOM- GOLEIRO
– Você foi um dos principais nomes da seleção brasileira, por conseguir fechar o gol tão bem. Com uma atuação belíssima na primeira fase, você chega mais forte para a próxima?
Espero seguir nessa linha e ajudar a nossa seleção. Sabemos que a defesa é o nosso trunfo e teremos que seguir assim para fazer algo ainda maior. Vou seguir jogando a segunda fase da minha maneira, claro que temos casos específicos que posso mudar um pouco para me adequar ao adversário, ao que vimos nos vídeos e essas coisas.
-Mesmo sem transmissão da televisão, pelas redes sociais dá pra perceber que a torcida brasileira tem acompanhado bastante através da transmissão on-line. Esse calor dos brasileiros, mesmo distante, tem dado uma energia maior pra equipe?
Mesmo longe sentimos sim o apoio da grande maioria, por mensagens que recebemos mesmo quando perdemos jogando mal contra a Alemanha, por exemplo, isso mostra que temos muita gente torcendo por nós mesmo e claro que é um plus na hora de jogar.
– Qual o recado você manda para os torcedores brasileiros?
Gratidão por todos que estão torcendo de verdade, que sabem o quão difícil é fazer handebol no nosso país e que estamos aqui para representar cada um de vocês. Obrigado pela força de sempre e estamos juntos nessa caminhada. Um abraço em cada um de vocês.
AGENDA DOS BRASILEIROS NA SEGUNDA FASE DO MUNDIAL:
20/01 |BRASIL vs CROÁCIA: 15:00
21/01 |BRASIL vs ESPANHA: 15:00
23/01 |BRASIL vs ISLÂNDIA: 12:30
Saiba mais: Brasil vence e garante vaga para a próxima fase