O clube paulista conquistou o título na categoria feminina e masculina.

O SESI-SP foi o grande campeão do Campeonato Brasileiro Interclubes – II Copa PAB sub-20 de Pólo Aquático. O clube de São Paulo conquistou o título tanto no masculino, quanto no feminino, no torneio realizado entre os dias 18 e 22 de outubro, na piscina do Clube Internacional de Regatas, em Santos, no litoral de São Paulo.



Entre os homens, a disputa foi dividida em dois grupos até que SESI e Flamengo chegassem à grande final do torneio. Na partida decisiva, os paulistas venceram os cariocas por 11 a 4 e garantiram o título da competição. Na disputa pelo terceiro lugar, o Paineiras venceu a ABDA nos pênaltis e garantiu a medalha de bronze.

Ainda entre os homens, o SESI levou o prêmio de goleiro menos vazado com Matheus Junqueira e as premiações de artilheiro e melhor jogador do torneio com Roberto Freitas.

Já na competição feminina, as meninas do SESI nem precisaram chegar à última rodada para soltar o grito de campeão. Como a disputa foi realizada em pontos corridos, em turno e returno, o SESI conquistou o título do torneio com uma rodada de antecedência ao vencer o Pinheiros por 7 a 5. A ABDA ficou em segundo lugar e o Pinheiros em terceiro.

Nos prêmios individuais femininos, a goleira menos vazada foi Tatiana Pregolini, do Pinheiros, e os prêmios de artilheira e melhor jogadora da competição foram para Samantha Ferreira, do Flamengo.

De acordo com diretor de pólo aquático da CBDA, João Francisco de Carvalho Pinto Santos, a competição é fruto de uma parceria que já vem dando resultados e é animadora para o futuro da modalidade.

“Todas as competições de base estão feitas em um modelo inédito de parceria entre o Comitê Brasileiro de Clubes, a CBDA e a Liga Brasileira de Pólo Aquático. Nesse modelo, nós já conseguimos ver resultados positivos, não só pela quantidade de times participantes, mas também pela organização e divulgação como um todo. E, com isso, usando recursos dos da CBDA, do CBC e dos clubes, conseguimos fazer mais competições de mais qualidade e possibilitando que os clubes participem desses torneios”, disse.

A competição foi organizada pela Liga Brasileira de Pólo Aquático (LBPA) e com apoio da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, dos Correios e do Comitê Brasileiro de Clubes.

Avaliação de árbitros

De acordo com o diretor de pólo aquático da CBDA, João Francisco de Carvalho Pinto Santos, um novo modelo de avaliação de árbitros foi realizada durante a competição. O objetivo é melhor cada vez mais o desempenho da arbitragem no Brasil.

“Nessa competição, começamos a implementar um processo de avaliação de árbitro em um processo padrão FINA. O objetivo é testar esse modelo para fazer as correções necessárias para 2018”, completou.

Confira o resultado final

Classificação Final – masculino: 1º Sesi SP, 2º Flamengo, 3º Paineiras, 4º ABDA, 5º Pinheiros, 6º Flamengo, 7º Botafogo e 8º Internacional.

Seleção da Competição: Matheus Junqueira (Sesi) – Marcos Pedroso (Sesi) – Luis Ricardo (Botafogo) – Marcos Vinicius (Flamengo) – Roberto Freitas (Sesi) – Lucas Silva (Flamengo) – Wagner Fagundes (Sesi)

Classificação Final – feminino: 1º Sesi, 2º ABDA, 3º Pinheiros, 4º Flamengo e 5º Botafogo.

Seleção da Competição: Tatiana Pregolini (Pinheiros) – Julia Cardoso (Sesi) – Rafaela de Oliveira (Botafogo) – Carolina Ramos (Sesi) – Samatha Rezende (Flamengo) – Leticia Belorio (ABDA) – Marcela Marques (Pinheiros).

Foto: Reprodução internet

Fonte: CBDA