O reencontro do rugby com o estádio do Pacaembu já tem dia e hora marcada: sexta-feira, 3 de fevereiro, às 20h15, quando a Seleção Brasileira de Rugby XV encara o Chile pela primeira rodada do Americas Rugby Championship (ARC), competição inspirada tradicional Six Nations europeu, e que conta com as principais forças continentais da modalidade.
“A volta do rugby ao Pacaembu é uma excelente notícia para a CBRu e para a modalidade. É um estádio com grande história no esporte brasileiro e é muito bom o rugby poder também ajudar a escrever esta história. Esperamos uma participação grande do público”, afirma Bernardo da Costa Duarte, diretor de torneios da CBRu
O ARC reúne Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos e Uruguai, e será realizado entre os dias 3 de fevereiro e 4 de março. Cada seleção disputará cinco partidas, sendo que os Tupis terão dois confrontos em casa – contra o Chile, dia 3 de fevereiro, e contra o Canadá, dia 3 de março, ambos no Pacaembu –, e três jogos fora – diante de Estados Unidos, Uruguai e Argentina.
Para o Brasil, participar do ARC faz parte do planejamento de longo prazo da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu). Trata-se do maior torneio já encarado pelo time na história, e, dentro de campo, a estratégia de enfrentar equipes que figuram acima no ranking mundial auxilia no ganho de experiência e desenvolvimento dos atletas.
Na última temporada, os Tupis alcançaram uma vitória histórica diante dos Estados Unidos, na Arena Barueri, quando pela primeira vez uma equipe com 26 posições atrás de outra no Top 50 da World Rugby derrotou seu adversário em jogos oficiais.
“O Brasil chega ao ARC deste ano bem preparado depois de uma gira pela Europa com três jogos muito duros contra Alemanha e Portugal. A equipe está confiante que pode fazer grandes jogos contra todos os adversários e continuar o bom trabalho do ano passado”, finaliza Bernardo.
Brasil: 1-Alexandre Victor Figueredo Alves “Texugo”, 2-Andre Felipe Zanella Arruda “Buda”, 3-Arthur Bomfim Bergo, 4-Daniel Henri Sancery, 5-Daniel Xavier Danielewicz “Nativo”, 6-Diego Martins Gimenez Lopez “Diegão”, 7-Felipe Henri Sancery, 8-Felipe Trevisan Tissot, 9-Guilherme Coghetto, 10-Jacobus Malan De Wet VanNiekerk “DeWet”, 11-Joao Luiz da Ros “Ige”, 12-Johannes Andries Beukes Cremer, 13-Jonatas Santos Paulo “Chabal”, 14-Joshua Reeves “Josh”, 15-Luan Soares Teixeira Smanio, 16-Lucas Piero Celestino Toscanelli de Moraes “Bruxinho”, 17-Luiz Gustavo Lemes Vieira “Monstro”, 18-Matheus Cruz Vergueiro e Silva, 19-Matheus da Cruz Daniel “Matias”, 20-Matheus Rodrigues da Rocha “Blade”, 21-Moises Rodrigues Duque, 22-Nicholas Malcolm Smith “Nick”, 23-Stefano Giantorno, 24-Vitor Ancina de Oliveira “Vitao”, 25-Wilton Jose Murilo Rebolo “Nelson”, 26-Yan Victor Mota Rosetti.
Confrontos do Brasil no Americas Rugby Championship:
03/02 – Brasil x Chile (Pacaembu, São Paulo)
11/02 – Brasil x EUA (Estádio Dell Diamond, Austin)
18/02 – Brasil x Uruguai (Estádio a confirmar, Montevidéu)
25/03 – Brasil x Argentina (Estádio Agustin Pichot, Ushuaia)
03/03 – Brasil x Canadá (Pacaembu, São Paulo)
Fonte e fotos: CBRu