Jéssica Pereira conquistou o ouro, Eduardo Yudy e Leonardo Gonçalves o bronze e Beatriz Souza é prata no Grand Prix de Túnis.
A meio-leve (52kg) Jéssica Pereira conquistou na sexta-feira, 19, o título do Grand Prix de Túnis, na Tunísia, garantindo o primeiro ouro do judô brasileiro na temporada 2018. Com campanha irretocável, a carioca enfileirou adversárias na Tunísia vencendo todas as suas quatro lutas por ippon, a pontuação máxima do judô.
“Estou muito feliz com meu desempenho na competição. Ganhei todas as lutas por ippon e estou muito feliz de ter começado o ano com o pé direito, somando importantes pontos no Ranking Mundial”, comemorou Jéssica.
Sua estreia em Túnis foi nas oitavas-de-final com vitória sobre a tunisiana Wejdane Hedhli, por imobilização. Nas quartas, ela conseguiu dois waza-aris que, pela nova regra, equivalem ao ippon, para superar a britânica Chelsie Giles e chegar à semifinal, onde derrotou a japonesa Mai Kose (três punições). Na decisão pelo ouro, a brasileira foi mais agressiva e conseguiu duas projeções por waza-ari, novamente finalizando o combate por ippon.
No sábado, 20, foi a vez do meio-médio Eduardo Yudy Santos (81kg) subir no pódio. O brasileiro derrotou o japonês Yuji Yamamoto por um waza-ari na disputa de terceiro e conquistou a medalha de bronze.
O caminho de Yudy até o bronze começou com vitória por ippon sobre o tunisiano Ilker Gulduren, nas oitavas-de-final. Nas quartas, o brasileiro sofreu o revés frente ao russo Stanislav Semenov também por ippon, e foi para a repescagem, onde derrotou o australiano Eoin Coughlan pela pontuação máxima e foi para a disputa de terceiro.
No domingo, 21, último dia do Grand Prix de Túnis, na Tunísia, mais dois brasileiros foram ao pódio. A pesado Beatriz Souza (+78kg) conquistou a medalha de prata e o meio-pesado Leonardo Gonçalves (100kg) levou o bronze.
Para chegar à decisão, Bia derrotou a croata Ivana Maranic na estreia e a tunisiana Nihel Cheikhrouhou, na semi. Na final, sofreu o ippon da experiente Maryna Slutskaya, da Bielorrússia, e ficou com a medalha de prata.
Leonardo, por outro lado, venceu Cedric Olvar, da França, mas caiu para Lyes Bouyacoub (ALG) nas quartas. Na repescagem, ele superou o eslovaco Milan Randl e, na disputa pelo bronze, levou a melhor sobre o suíço Otto Imala.
O próximo compromisso da seleção brasileira de judô será o treinamento de campo nacional em Pindamonhangaba, São Paulo. A delegação se apresenta nesta segunda-feira, 22, e fica concentrada até o dia 26 de janeiro no interior paulista. Os judocas que competiram em Túnis se apresentarão apenas na terça-feira, 23.
Fonte: CBJ