A atleta ainda tem a disputa de mais duas provas nos Jogos Olímpicos de Inverno 2022.
Nesta terça-feira, 08 de fevereiro, Jaqueline Mourão escreve mais uma vez o seu nome na história do esporte brasileiro: aos 46 anos, com a largada no Sprint no Centro Nacional de Esqui Cross-country, em Zhangjiakou, nos Jogos Olímpicos de Inverno 2022, ela torna a atleta com mais participações olímpicas, sendo o total de 8 edições (três de Verão, no ciclismo, e cinco de Inverno, no esqui e biatlo)
A brasileira participou das edições de Atenas 2004, quando fez sua estreia olímpica pelo mountain bike, em Pequim 2008, e Tóquio 2020 (Verão), em Turim 2006, Vancouver 2010, Sochi 2014, PyeongChang 2018 e agora Pequim 2022 (Inverno).
“A sensação de ser a atleta com mais participações olímpicas é incrível, é um peso nas costas que eu tiro agora rsrsrs. Até chegar na largada foi duro, teste de Covid, preparação e até que enfim largar. Então estou muito feliz por toda minha caminhada, de poder acreditar, de estar em um Jogos Olímpicos e de fazer história para o meu país, então esse caminho é o que eu levo, estou muito feliz e de ter acreditado até o final”, disse a atleta mais olímpica do Brasil.
A trajetória de Jaqueline é marcada pelo pioneirismo. A atleta se tornou a primeira brasileira a disputar uma prova de mountain bike nos Jogos de Atenas, na Grécia, em 2004. Dois anos depois ela foi a primeira brasileira a participar das Olimpíadas de Verão e de Inverno, em Sochi 2014 ampliou os esportes e disputou também o biatlo (prova que combina esqui e tiro ao alvo) e em Pequim torna a atleta mais olímpica, com participação em 8 Jogos Olímpicos.
Com toda a experiência e pioneirismo no esporte brasileiro, a atleta que já anunciou oficialmente a aposentadoria de competições oficiais no mountain bike, espera contribuir com a evolução do esporte, para que futuramente possa ter atletas com bons resultados e até lutando por um pódio. Pelo esqui XC a atleta ainda pensa em seguir competindo, já que a evolução nessa modalidade tem sido nítida (a atleta conquistou seu melhor resultado este ano com as medalhas de prata na Copa Báltica de esqui cross-country).
Em Pequim 2022 a brasileira ainda tem mais duas provas, a disputa dos 10km Clássico Individual e o Sprint Por Equipes, prova em que o Brasil estará representado pela primeira vez.
“A pista é duríssima, com altitude, é uma pista que exige tudo, mas foi ótimo poder correr hoje. Estou muito feliz com tudo, desde os preparativos (conferir como estamos fazendo) para os 10km clássico e foi bom poder também fazer aquela primeira intensidade forte e ritmo de prova, pra poder me preparar agora para o dia 10, na prova que é minha especialidade”, concluiu Jaqueline Mourão.
A prova de 10km Clássico Individual será na quinta-feira, 10 e de Sprint acontecerá no dia 16, quarta-feira.
Saiba mais: Apesar de não ter qualificado, Larissa segue focada nos Jogos Olímpicos de 2026