Gustavo Saldo, Leandro Odorici, Maria Eduarda Sumida e Murilo Sartori brilharam no primeiro dia de competições.
O Troféu Chico Piscina não poderia ter começado melhor. Atletas de 13 a 16 anos caíram na piscina da Associação Esportiva Mocoquense para as disputas do primeiro dia de competições no interior de São Paulo. As eliminatórias foram realizadas no período da manhã e as finais começaram às 18h, na quinta-feira,12.
Ao todo, foram realizadas 14 provas no primeiro dia de competições. Os destaques da categoria infantil ficaram por conta dos garotos Gustavo Saldo, do Paraná, e Leandro Odorici, do Rio de Janeiro. Já na categoria juvenil, Maria Eduarda Sumida e Murilo Sartori, que representaram o Brasil na última edição dos Jogos Sul-Americanos da Juventude, conquistaram medalhas em Mococa.
Maria Eduarda disputou a medalha de ouro lado a lado com Sofia Rondel. A garota de São Paulo, no entanto, completou os 400m livre com o tempo de 4m26s18. Sofia terminou com o tempo de 4m27s69 e com a medalha de prata e Laura Paludo com o tempo de 4m28s33 e o bronze.
“Foi uma prova bem difícil, mas consegui aguentar o ritmo até o fim. É uma honra conquistar uma medalha de ouro onde tantos nadadores importantes do nosso esporte já brilharam. Agora quero focar nas outras provas que tenho para nadar e conquistar o maior número de medalhas”, disse Maria Eduarda.
Na versão masculina da prova, Murilo Sartori melhorou seu tempo de eliminatória em 13 segundos para conquistar a medalha de ouro. O jovem de São Paulo, que completou o percurso em 4m0s3 e com a medalha de ouro, afirma ter ficado contente com seu resultado no primeiro dia de competições no Troféu Chico Piscina.
“É uma competição muito importante e fico bem feliz. Ganhar uma medalha de ouro aqui é um passo para o meu sonho que é representar o Brasil em Mundiais e em Jogos Olímpicos, mas sei que tenho que ir um degrau de cada vez até chegar ao meu sonho”, falou o garoto.
Outro atleta de destaque foi Leandro Odorici, do Rio de Janeiro. Ele conquistou a medalha de ouro nos 50m livre e a prata nos 100m peito, ambas na categoria infantil. O jovem comemorou seu primeiro dia de competições em Mococa.
“Foi um dia muito legal para mim. Sair com duas medalhas é algo muito importante para mim. Sei que posso e preciso melhorar algumas coisas, mas me sinto muito feliz de conquistar o objetivo e conseguir ajudar o meu estado”, falou.
No primeiro dia de competições, o Estado de São Paulo largou na frente das outras Federações. Os paulistas somam 159 pontos, seguidos pelo Rio de Janeiro com 94 e a seleção argentina em terceiro com 81 pontos.
Os atletas voltam à piscina da Associação Esportiva Mocoquense nesta sexta-feira, a partir das 9h, para as disputas das eliminatórias e as finais acontecem a partir das 18h. As provas são transmitidas ao vivo exclusivamente no site da CBDA.
Fonte: CBDA