Finalista no solo, ginasta de apenas 16 anos terminou na 24ª colocação.
Logo em sua primeira participação em Mundiais, Thais Fidelis disputou a final do individual geral, nesta sexta-feira, 6, no Mundial de Montreal, no Canadá. A ginasta de apenas 16 anos competiu entre as melhores do mundo e ficou na 24ª colocação com a somatória de 48,765. Além disso, Thais também garantiu uma vaga na final do solo ao ficar em sexto na fase classificatória, na última quarta-feira, 4. Ela está entre as oito melhores do mundo que disputarão a decisão no domingo, 8.
O melhor desempenho da ginasta nesta sexta foi no solo, com 13,566, justamente no aparelho que ela fará a final no domingo. A brasileira ainda obteve 13,533 no salto, 11,066 nas assimétricas e 10,600 na trave. A medalha de ouro no individual geral ficou com a americana Morgan Hurd, a prata com a canadense Elsabeth Black, e o bronze ficou com a russa Elena Eremina.
Thais, que está em seu primeiro ano com a Seleção Adulta, conquistou a vaga na final desta sexta-feira depois da classificatória de quarta-feira, 4, que contou com 75 ginastas. Dessas, 24 avançaram à decisão do individual geral.
Após as apresentações, a brasileira falou sobre sua primeira final em um torneio deste nível ao lado das ginastas mais completas do mundo. “Hoje, eu ganhei experiência, porque tive bastante erro, mas ainda tenho a final no solo e vou tentar fazer o meu melhor”, disse.
O treinador Roger Medina fez uma avaliação do desempenho da ginasta nesta sexta e também falou sobre a final de domingo. “É satisfatório que ela competiu bem na classificatória do solo e conseguiu a vaga na final. Hoje, ela repetiu a série de novo e teve uma falha grande na segunda diagonal. Acredito que, sem a falha, ela conseguiria ter feito uma nota maior que na classificatória, mas eu espero que ela consiga reagir bem a essa competição e volte no domingo mais focada para que a gente consiga fazer o melhor desempenho na competição”, afirmou.
Antes da final de Thais no solo, o Brasil estará representado neste sábado, 7, por Arthur Zanetti na final das argolas, a partir das 14h (horário de Brasília).
Programação
*Horário de Brasília
Sábado (7)
14h – Final por aparelhos
Masculino – solo, cavalo com alças e argolas (Arthur Zanetti)
Feminino – salto e barras assimétricas
Domingo (8)
14h – Final por aparelhos
Masculino – salto, paralelas e barra fixa
Feminino – trave e solo (Thais Fidelis)
Fonte: CBG