Nadadora venceu quatro provas no evento em São Paulo com direito a 3 recordes brasileiro e um das Américas.

Medalhista paralímpica, Edênia Garcia fechou a 1ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa com ouro em todas as provas as 4 provas que disputou. Na competição, realizada no Centro Paralímpico, em São Paulo, a atleta de 30 anos ainda bateu três recordes brasileiros -100 m livre (2min02s46), 50 m livre (56s85) e 200 m livre (4min16s32) – e um recorde das Américas – nos 50 costas (57s18). Edênia recentemente passou para a classe S3, com um grau superior de deficiência físico-motora, mas já mostra que está pronta para encarar os novos desafios de cabeça erguida.   
“Hoje lembrei do meu início de carreira, quando tinha 15 anos e nadei essas mesmas provas, alguns falam que é um recomeço, eu acredito que seja a continuação daquela menina que sonhava em transformar suor em medalhas. Tem sido batalhas diárias para me adaptar a minha condição física, tem dias em que não consigo escovar os dentes por falta de força, já em outros são mais fáceis, são altos e baixos constantes. Nunca fui de expor muito minha “condição” física, mas sinto que meu papel é informar a outras pessoas que têm CMT, que é possível ter uma qualidade de vida. Fechei a competição muito satisfeita com os resultados, estamos no caminho certo!” diz Edênia, que nasceu com a Charcot Marie tooth, uma doença progressiva que trouxe dificuldades de movimento nas perna e nos braços. 
 
Edênia representa a APC (Associação Paralímpica de Campinas) e já está garantida no Mundial da modalidade, em setembro, na Cidade do México.

Edênia Garcia/ Foto: Marco Antonio Teixeira / CPBM/ PIX