O resultado manteve o Brasil em segundo lugar na classificação geral, com 26 pontos.
A seleção brasileira feminina de vôlei começou a quarta semana da Liga das Nações com vitória sobre a China, atual campeã olímpica. Diante de um ginásio lotado, o time do treinador José Roberto Guimarães venceu, nesta terça-feira (05.06), as chinesas em uma emocionante partida por 3 sets a 2 (19/25, 25/23, 27/25, 10/25 e 16/14), em Jiangmen, na China. Foi a nona vitória das brasileiras na competição.
O resultado manteve o Brasil em segundo lugar na classificação geral, com 26 pontos (nove vitórias e uma derrota). Os Estados Unidos estão na liderança, com 28 pontos e a mesma campanha das brasileiras, mas com uma derrota por 3 sets a 2.
O time verde e amarelo voltará à quadra às 5h (horário de Brasília) desta quarta-feira (06.06) contra os Estados Unidos em um confronto entre primeiro x segundo. O SporTV 2 transmitirá ao vivo.
A oposta Tandara foi a maior pontuadora entre as brasileiras, com 19 pontos. A central Adenízia, com 14, e a ponteira Amanda, com 13, também pontuaram bem pelo time verde e amarelo. Apesar da derrota, a China teve a maior pontuadora do confronto, a ponteira Zhu, com 34 pontos.
Ao final do duelo, Tandara comentou sobre o resultado e falou do adversário de quarta-feira das brasileiras na Liga das Nações.
“Foi um jogo emocionante. Cada dia que passa nosso time está ganhando mais forma e a confiança uma na outra só aumenta. Estamos dando o máximo em todos os momentos. No quarto set erramos muito, mas conseguimos voltar para o jogo no quinto quando bloqueamos melhor. Essa é a quarta semana da competição e já temos que pensar no jogo de amanhã contra os Estados Unidos. Elas jogam mais rápido que a China e são boas tecnicamente. Temos que aproveitar mais essa oportunidade para crescermos como equipe”, analisou Tandara.
O treinador José Roberto Guimarães elogiou a postura das brasileiras contra a China.
“Precisamos jogar partidas como essa. Jogos assim fazem as nossas jogadoras terem foco o tempo inteiro. Estou feliz pelo resultado, mas cometemos muitos erros. Ainda precisamos corrigir algumas situações de jogo. O mais importante hoje foi a atitude que tivemos na partida com exceção do quarto set”, afirmou José Roberto Guimarães.
O JOGO
A China fez os dois primeiros pontos da parcial. Bem no saque, o Brasil empatou o set (6/6). O time verde e amarelo tinha dificuldade no passe e as chinesas abriram três pontos (13/10). Neste momento, o treinador José Roberto Guimarães pediu tempo. As donas da casa foram para o primeiro tempo técnico com quatro de vantagem (16/12). Quando as chinesas fizeram 20/15, o treinador José Roberto Guimarães voltou a parar o jogo. A China segurou a vantagem até o final e venceu o primeiro set por 25/19.
O segundo set começou equilibrado. Com Zhu bem na ponta, a China fez 5/3. As donas da casa foram para o primeiro set com quatro de vantagem (8/4). Bem nos contra-ataques, o Brasil empatou a parcial (9/9). O set ficou disputado ponto a ponto. Com um ponto de Tandara, as brasileiras viraram o marcador (13/12). A Brasil fez um ponto de bloqueio e foi para o segundo tempo técnico da parcial em vantagem (16/15). A central Bia conseguiu uma boa sequência de saques e o bloqueio do Brasil voltou a ser eficiente. Depois de um erro da China, a equipe do treinador José Roberto Guimarães abriu três pontos (19/16). O Brasil segurou uma reação da China e venceu o segundo set por 25/23 com um ponto de ataque da ponteira Amanda.
O Brasil começou bem no terceiro set e fez 4/1. Neste momento, a China pediu tempo. A para lização fez bem as chinesas que encostaram no marcador (7/6). O set ficou disputado ponto a ponto. Bem no saque, a China empatou a parcial (13/13). O time da casa foi para o segundo tempo técnico com um de vantagem (16/15). O Brasil fez dois pontos seguidos e virou no marcador (17/16). A China conseguiu três pontos seguidos (19/17). Com um ponto de saque da central Adenízia, o Brasil empatou (20/20). O Brasil tirou uma desvantagem de 23/21 e empatou a parcial (23/23). As brasileiras levaram a melhor no final do set por 27/25.
A China começou melhor e fez 6/3. As chinesas foram para a primeira parada técnica da parcial vencendo por 8/3. A China abriu oito pontos (12/4) e o treinador José Roberto Guimarães pediu tempo. As donas da casa seguiram ditando o ritmo da parcial e foram para o segundo tempo técnico vencendo por 16/8. A China segurou a vantagem até o final e venceu o set por 25/10.
O Brasil fez o primeiro ponto do quinto set. A parcial ficou disputada ponto a ponto com as equipes se alternando na liderança do marcador. Com um ponto de bloqueio, o Brasil abriu dois pontos (11/9). Depois de um longo rally, o Brasil segurou a liderança no marcador (12/10). A China igualou o marcador no final, mas o time verde e amarelo foi melhor nos momentos decisivos e venceu o set por 16/14, depois de um ataque da ponteira Drussyla (o treinador José Roberto Guimarães pediu o desafio para toque no bloqueio e teve sucesso) e o jogo por 3 sets a 2.
Fonte: CBV