A próxima partida no Mundial será no domingo, 23/07, contra os australianos às 8h30, de Brasília.
A seleção brasileira masculina de polo aquático fez história nesta 6ª feira, 21/7, em Budapeste, na Hungria. No encerramento da fase de grupos, a equipe brasileira empatou com o Canadá em seis gols (BRA 1-2 CAN, 3-2, 1-2, 1-0), e garantiu a classificação inédita para a Copa FINA, competição disputada pelo melhor de cada continente (cinco equipes); os dois mais bem classificados no Mundial; e ainda o país anfitrião, no caso o Japão. O Brasil já está certo na edição de 2018, em Tóquio, como o melhor das Américas.
A equipe brasileira, 2º colocada do grupo A, vai enfrentar a Austrália, que terminou na 3ª posição do grupo B, ao perder na sexta-feira,21, para a Itália, por 13 a 5. Brasileiros e australianos se enfrentam às 8h30, de Brasília, no próximo domingo, 23/7. Quem vencer é Top-8 e pega a campeã olímpica e mundial, a Sérvia, na terça, 25/7. O derrotado disputará do 9º ao 12º lugar.
“Foi um jogo bem duro, um a zero pra gente, eles viraram (1 a 2), abriram dois gols (1 x 3), nós empatamos (3 a 3). Eles ficaram novamente na frente e empatamos de novo (4 a 4). Passamos à frente novamente (5 a 4), eles viraram outra vez (5 a 6). E por fim, o empate final. E no fim, mantivemos a calma para manter o empate, que era vantagem nossa. A experiência que conseguimos ao vence-los na Copa Uana, em Trinidad & Tobago, nos fez conhecer melhor nosso próprio time. Estes foram os primeiros testes para o Mundial, não treinamos com outros times. Ganhamos ritmo aqui e vimos nossas falhas nestas três partidas (uma vitória, uma derrota e um empate com sabor de vitória). Muito legal em conseguir esta vaga histórica com uma equipe nova, que teve uma grande renovação do grupo olímpico de 2016, com apenas quatro que foram convocados (eu acabei cortado dos Jogos) e é interessante trazer também uma nova competição para o Brasil jogar”, afirmou um emocionado Gustavo Coutinho, o Guzinho, autor de dois gols na partida de hoje.
Os outros foram de Gustavo “Grummy” Guimarães, Pedro Stellet, Roberto Freitas e Anderson “Canhoto” Cruz.
Programação – Horário Local
Resultados do Brasil
Brasil 6 x 2 Cazaquistão
Brasil 5 x 14 Montenegro
Brasil 6 x 6 Canadá
Divisão de Grupos
Grupo A: Brasil, Canadá, Cazaquistão e Montenegro
Grupo B: Austrália, Hungria, Itália e França
Grupo C: Sérvia, África do Sul, Grécia e Espanha
Grupo D: Japão, Estados Unidos, Croácia e Rússia
Fonte: CBDA