A brasileira Ana Marcela chegou empatada com italiana Arianna Bridi. Ambas conquistaram o bronze.
Na madrugada brasileira do domingo, 16/07, Ana Marcela Cunha conquistou no Mundial de Esportes Aquáticos de Budapeste, a medalha de bronze nos 10km feminino, empatada com a italiana Arianna Bridi (2h00m17s2). Esta foi a 11ª medalha brasileira de maratonas aquáticas no Mundial dos Esportes Aquáticos da FINA. Em mais uma disputa histórica para as águas abertas, a prata foi para a equatoriana Samantha Arevalo (2h00m17s.0) – a primeira medalha da história do Equador – e o ouro para a francesa Aurelie Muller (2h00m13,7), que foi desclassificada nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Um empate também marcou a estreia de Viviane Junglblut na Hungria. Ela finalizou em 12º junto com outra atleta.
“Conquistar esse resultado aqui foi sensacional. Depois do décimo lugar na Olimpíada eu não tive resultados bons, mas isso me deixou até tranquila por não chegar aqui como favorita. Cheguei sendo a Ana Marcela que foi campeã mundial e fez um monte de coisas, mas não como favorita e isso me tirou um peso das costas”, declarou Ana Marcela.
Ana teve a preocupação de não se afastar do primeiro pelotão durante toda a primeira metade da prova. Sua pior colocação durante as mais de duas horas de prova foi a 10ª posição na metade da segunda volta. A partir daí Marcela permaneceu no “bolo” deixando colocações para trás e disputando a cada braçada com Arianna e a quinta colocada, a também italiana Rachele Bruni, prata nos Jogos do Rio de Janeiro. Aurelie fez uma prova quase impecável. Depois da metade da primeira volta, quando terminou em 9º também misturada com as primeiras, ela se manteve sempre em segundo ou primeiro lugar. A segunda prova no Lago Balaton contou com 62 atletas e uma água a 22 graus.
A maratonista brasileira realizou uma cirurgia meses depois dos Jogos Olímpicos de 2016. Ana Marcela, retirou o baço, e ficou sem treinar por dois meses, a atleta comenta de todo o trabalho que precisou ter para voltar ao alto nível. Com problemas nos níveis de plaquetas desde 2014, ela hoje está completamente recuperada e pronta para seguir na carreira vitoriosa.
“Tive que ter muita paciência, nenhum trabalho é feito da noite para o dia, sempre um degrau de cada vez. A cirurgia ficou no passado, estou 110% com a saúde. Da Olimpíada até hoje foi quase ano. Passei por uma cirurgia e estar voltando, ouvir um monte de coisas, acharam que estava derrotada, e ter um resultado deste, para mim é muito bom. Quero agradecer a todo mundo, meus patrocinadores, meu clube, que confiou em mim depois da Olimpíada, continuou comigo mesmo com troca de técnico. Essa confiança da Unisanta não tem preço” disse a atleta que conquistou o bronze.
Estreando no Campeonato Mundial, Viviane Junglut, de 21 anos, conseguiu acompanhar o pelotão nas duas primeiras voltas, mas na metade do percurso ficou presa no segundo pelotão e após 2h01m06s10 conquistou um expressivo 12º lugar.
“Estou bem feliz e cheguei com a certeza que fiz o meu melhor. Foi minha primeira prova neste nível e acabei me desgastando um pouco mais na primeira e segunda volta, no final faltou um pouco na última e acabei perdendo o pelotão. Saber me posicionar, guardando energia, foi a minha maior dificuldade. Estava um pouco ansiosa, tentei ficar na frente e acabei me desgastando. Fica o aprendizado, sei que tenho muito caminho pela frente, e agora estou com mais motivação para continuar competindo em alto nível”, analisou Viviane Jungblut.
O Brasil terá representante em todas as provas de Maratonas no Mundial. Nesta terça será a vez de Allan do Carmo e Fernando Ponte nos 10km masculino.
Seleção Brasileira
Atletas: Allan do Carmo, Fernando Ponte, Victor Colonese, Ana Marcela Cunha, Betina Lorscheitter e Viviane Jungblut
Técnicos: Fernando Possenti, Carlos Arapiraca e Christiano Klaser
17º Mundial dos Esportes Aquáticos de Budapeste – Maratonas Aquáticas – Resultados
10km feminino
3º Ana Marcela Cunha
12º Viviane Jungblut
5km Masculino
5º Fernando Ponte
40º Victor Colonese
Programação
Terça-feira – 18/7: 10 km Masculino – Allan do Carmo e Fernando Ponte
Quarta-feira – 19/7: 5 km Feminino – Ana Marcela e Betina Lorscheitter
Quinta-feira – 20/7: Prova por equipe – Revezamento – 5km – Brasil
Sexta-feira – 21/7: 25 km – Masculino e Feminino – Brasil
Fonte: CBDA