O karateca não teve um ano bom, mas conseguiu dar a volta por cima e conquistar o Pré-Olímpico, garantindo a vaga na seleção sênior.
No último final de semana foi realizado o Pré-Olímpico de Karatê em Vitória/ES. O evento contou com atletas destaques do país e definiu a seleção brasileira que vai se juntar a outros nomes da modalidade, para a disputa do Sul-Americano e Pan-Americano de 2019.
Rafael Nascimento é um dos atletas mineiros que se destacou na competição. O karateca teve quatros disputas, até garantir a vaga na seleção brasileira. Em sua estreia enfrentou o carioca Matheus Soeiro a qual venceu por 8 x 0, em seguida a luta foi contra o brasiliense Gabriel Hardy, atleta com experiência internacional na base e Rafael o venceu por 10 x 1, na semifinal enfrentou o baiano Breno Salerno e venceu por 4 x 3 e na final venceu Edemilson Gutz por 5 x3 , atleta com forte nome na modalidade.
Rafael não se deixou levar contra o adversário e sabendo da potência dele, utilizou estratégia que foi fundamental na sua conquista da vaga.
“O Edemilson já é um adversário conhecido, eu já fiz várias lutas com ele e sempre lutas duras, na maioria das vezes ele havia me ganhado, só que se tratava de um sonho muito grande para mim. Eu tinha feito uma excelente competição no dia anterior, eu estava muito confiante, estava confiante nos treinos e montei uma estratégia com meu pai e conseguimos colocá-la em prática com perfeição, que me resultou na vitória”, disse Rafael Nascimento.
Garantir a vaga para a seleção brasileira, foi a realização de um sonho para o jovem atleta, que aos poucos vem garantindo o seu nome entre os principais do país. Rafael Nascimento, já representou o Brasil em competições de base, onde conseguiu bons resultados, como por exemplo o bronze no pan-americano e no Sul-Americano, foi campeão por equipes do Sul-Americano duas vezes e disputou o campeonato mundial júnior, mas agora chegou a hora de honrar as cores do Brasil, na seleção principal.
“Desde que eu fiz 18 anos, meu grande objetivo na carreira era entrar para a seleção principal do karatê e não tinha conseguido até então. Foram 5 anos tentando e só agora que eu consegui. Eu não vinha no meu melhor momento da carreira, eu tive um ano muito difícil, em relação a resultados, ritmo de competição e eu não desisti, eu treinei muito pra isso. Tive a ajuda do meu irmão, do meu pai, treinei bastante e consegui garantir a minha vaga na seleção principal. Eu não tenho palavras dessa conquista”.
A seleção de 2019 terá pela frente a disputa do Pan-Americano e Sul-Americano de Karatê e poderá ainda ter a oportunidade de disputar alguma etapa mundial da modalidade. Pois, afinal 2019 será fundamental para esses atletas, que estarão em busca de pontos para a qualificação olímpica e devido a isso, devem receber uma atenção maior do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
O karateca patense revelou que até conquistar a vaga passou por situações difíceis durante este ano. Rafael deu ênfase no seu resultado no campeonato brasileiro, competição que terminou em 5º lugar e foi esse resultado, que te fez lutar mais pela conquista do Pré-Olímpico.
“Eu perdi o brasileiro que eu tanto queria e fui embora no mesmo dia. Eu lutei na sexta-feira e no sábado eu já estava em Patos treinando e treinando muito. Hora nenhuma eu perdi o foco e cheguei nessa competição e agora graças a Deus, tive a conquista dessa vaga por meio do pré-olímpico e estou realizando mais um sonho”.
Para finalizar, Rafael faz uma análise do seu ano, a qual ele não ficou feliz com o seu desempenho durante as competições que disputou, mas terminou do forma positiva com a vaga garantida.
“Neste ano de 2018, por conta da crise eu tive o apoio reduzido para disputar competições e acabei não conseguindo manter um ritmo de torneios fortes, o que prejudicou momentos decisivos. Vários parceiros de treinos pararam de treinar esse ano e com a falta de ritmo e resultados, eu fiquei muito frustrado. Mas, esse resultado me deixa muito otimista para o próximo ano, era uma vitória que faltava na minha carreira e que com certeza aumenta e muito a minha confiança, 2019, vai ser bem melhor!”
Rafael Nascimento agora irá tirar alguns dias de descanso do Karatê, mas continuará treinando a parte física e no início da Janeiro retornará aos treinamentos de luta, com foco principalmente nas disputas pela seleção brasileira. Afinal 2019, será um ano decisivo com foco em Tóquio 2020.
Saiba mais:
Rafael Nascimento vai em busca da vaga para seleção brasileira 2019