As seleções de Futebol de 5, Goalball e judô paralímpico chegam no CT neste sábado, 20.

As seleções brasileiras, de futebol de 5, goalball e judô paralímpico, iniciam neste final de semana, os treinamentos de preparação para os campeonatos mundiais de suas respectivas modalidades, que acontecem este ano. Os atletas desembarcam em São Paulo neste sábado, 20, e seguem direto para o Centro de Treinamento Paralímpico, onde ficarão até o próximo dia 28 concentrados para a I Fase de Treinamento.



 

Futebol de 5
 
Maior campeão da modalidade, o Brasil começa o ano com o objetivo de recuperar o primeiro lugar do pódio. E nada melhor que no mundial que acontece em Madri, em junho, já que é o vencedor das últimas duas edições da competição (Inglaterra e Japão), além de outras duas. A seleção canarinho terá o retorno de Jefinho, peça importante no esquema do técnico Fábio Vasconcelos e para as aspirações de títulos.
 
A seleção principal terá a companhia das equipes sub-23 e sub-15. Em 2018 tem campeonato mundial da categoria intermediária e o Brasil vive a expectativa de chegar forte na briga pelo troféu. Alguns jogadores da equipe de cima têm idade para participar da competição e podem figurar entre os convocados, casos do campeão paralímpico Tiago Paraná e Maxwell.
 
Já os meninos da equipe sub-15 ganham uma oportunidade de ouro na seleção em termos de ambientação e vivência. O projeto da comissão técnica tem como objetivo fortalecer e revelar jogadores para o futuro brasileiro na modalidade. Entre os jovens, tem Adrian, irmão de Jonathan da equipe sub-23. O gaúcho se interessou na prática da modalidade após a última edição da Paralimpíada.
 
Confira a programação de treino
 
Goalball
 
O goalball brasileiro começa o ano com status de atual campeão mundial na categoria masculina e com uma renovada e promissora equipe feminina. Em 2017, o Brasil fechou com ótimos resultados nas quadras com a conquista das medalhas de ouro e prata do Campeonato das Américas pelos homens e mulheres, respectivamente.
 
A preparação para a Copa do Mundo da modalidade começa com o Brasil já ciente dos adversários que terá pela frente na competição (confira os grupos), o que facilita no planejamento da comissão técnica. No final de março, ambas as equipes terão uma prova de fogo na disputa da Malmö Intercup, que será realizada na cidade que leva o nome da competição e sede do principal evento do ano.
 
Confira a programação de treino
 
Judô Paralímpico
 
Com algumas caras novas, a seleção brasileira de judô paralímpico terá pela frente uma agenda cheia de eventos até o Mundial que acontece em novembro, na cidade de Lisboa. E o primeiro desafio será a disputa do German Open, em Heidelberg, Alemanha, logo após a I Fase de Treinamento, de 7 a 13 de fevereiro.
 
Além da competição em terras germânicas, os brasileiros encaram ainda o Grand Prix Internacional INFRAERO, em São Paulo, o Campeonato das Américas, no Canadá e, assim como em 2017, um intercâmbio no Japão, através da parceria firmada com a cidade de Hirosaki. Para esta primeira etapa de treinos foram convocados 24 atletas.
 
Confira a programação de treino

Foto: Leandro Martins/CPB/MPIX

Fonte: CBDV