O Time Brasil será representado em 21 modalidades.
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) está de malas prontas para a primeira competição poliesportiva após os Jogos Olímpicos Rio 2016. Em reta final de preparação, 150 atletas da nova geração do esporte brasileiro participarão dos Jogos Sul-americanos da Juventude Santiago 2017 entre 29 de setembro a 8 de outubro. O Time Brasil será representado em 21 modalidades (atletismo, badminton, basquete 3×3, boxe, canoagem, caratê, ciclismo, esgrima, ginástica artística, golfe, judô, levantamento de peso, lutas, natação, remo, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, triatlo e vôlei de praia). Serão 76 meninos e 74 meninas entre 14 e 17 anos na competição continental, que serve de preparação para os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018.
A segunda edição dos Jogos Sul-americanos da Juventude terá a participação de mais de 1400 atletas de 14 países. Em 2013, na edição inaugural do evento, em Lima, Peru, o Brasil conquistou 142 medalhas em 22 modalidades.
A delegação brasileira em Santiago será liderada pelo ex-judoca olímpico Sebástian Pereira, atual gerente de Identificação e Desenvolvimento de Talentos do COB. Sebastian também foi o chefe de missão na primeira edição do evento. “Tivemos uma experiência altamente positiva em 2013 e esperamos repetir agora. Esse tipo de competição é fundamental para o desenvolvimento técnico destes jovens, mas também para incentivá-los a continuar praticando em alto nível. Queremos proporcionar as melhores experiências esportivas, sociais e culturais para que o esporte brasileiro seja beneficiado com a descoberta de novos talentos”, afirmou Sebástian.
Em Santiago, o COB dará todo o suporte aos jovens atletas. A entidade montará um centro de convivência no hotel da delegação e ainda contará com estrutura de médicos, fisioterapeutas, massoterapeutas, nutricionista e psicóloga para atender os novatos do Time Brasil.
Assim como ocorre nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Santiago haverá uma programação educativa e cultural paralela às competições para os atletas. Todos os jovens atletas permanecerão no Chile durante todo o período de competição para participar das atividades. Cada país terá ainda um Jovem Embaixador, responsável pelo engajamento da participação dos atletas.
Fonte: Time Brasil