A atleta deixou o Brasil por não conseguir viver apenas do esporte. Ela ainda revela que não desistiu do sonho olímpico.

O esporte no Brasil segue em uma fase ruim, principalmente a questão de desvalorização aos atletas, o que leva muitos deles abandonarem o país e mudarem para outro, que serão mais valorizados e terão um local de treinamento melhor.



Thaynara Morosini é uma das atletas que decidiu abandonar o Brasil, para alçar voos maiores nos Estados Unidos. Ela é atleta de BMX, número 3 do Ranking Nacional e já integrou a seleção brasileira em algumas competições importantes, como por exemplo campeonatos mundiais júniores, e entre as disputas na categoria adulta, estão os Jogos Sul-Americanos, o Pan de Toronto de 2015, e a atleta ainda chegou a integrar a equipe brasileira que disputou o evento teste dos Jogos Rio2016.

A ciclista que já chegou a treinar por um tempo no ano de 2014, no Centro Mundial de Ciclismo (CMC), que fica localizado em Aigle na Suíça, deixou o país no dia 28 de agosto de 2017, para embarcar para Long Branch em New Jersey-Estados Unidos, para uma nova aventura.

“Infelizmente no Brasil eu não estava conseguindo me manter apenas pelo esporte, e quando eu morava lá, minha vida era apenas treinar e competir BMX. E dessa forma já não estava dando mais para mim. Então, eu vim mais com o intuito de trabalhar, meu foco era trabalhar, treinar e competir seria mais uma consequência. Mas, eu não sinto que o esporte acabou para mim, mas agora estou recomeçando de uma outra forma. Primeiro quero me estabilizar aqui financeiramente, e assim eu conseguir manter minha vida através do esporte”.

A atleta de BMX, já começou a trabalhar na cidade em que está morando, mas sem deixar os treinamentos de lado, e já pensando em disputar competições regionais.

“Cheguei tem poucos dias, mas já estou trabalhando e como o bmx é paixão, os treinos não foram deixados de lado. Estou treinando com amigos, e por enquanto tenho a supervisão apenas deles.  Quase todo final de semana tem competições aqui na região onde estou morando, pretendo recomeçar minha carreira por aqui. Sem deixar o bmx brasileiro de lado, tenho o objetivo de voltar para o Brasil, para disputar as etapas nacionais aí”.

Mesmo com toda essa reviravolta em sua carreira, Thaynara terminou a conversa com o Portal Esporte Net, dizendo que “Meu foco é disputar a Olimpíada 2020”.

Thaynara Morosini em ação/ Foto: Fernanda Oliveira- Portal Esporte Net