Competição será disputada de 18 a 30 de julho, na Argélia.
Depois de a IHF (Federação Internacional de Handebol) ter realizado o sorteio dos grupos do Campeonato Mundial Juvenil Masculino, foi a vez de os atletas da categoria Júnior conhecerem seus adversários na tarde da quarta-feira, 10 de maio. O Brasil caiu no grupo C e terá Espanha, Tunísia, Macedônia, Burkina Faso e Rússia como primeiros rivais no Mundial da Argélia, que será disputado entre 18 a 30 de julho.
“A Espanha foi a quarta colocada no último Mundial Juvenil e acredito que será a equipe mais forte, apesar de a Rússia ter tradição. A Macedônia se destacou na edição passada do Mundial Júnior.Todos são adversários difíceis. Nesta categoria, eles já têm mais bagagem, a grande maioria joga em equipes adultas. Temos condições de jogar de igual para igual com todos os adversários”, avaliou Hélio Lisboa Justino, treinador da seleção brasileira.
Na chave A, estão Alemanha, Noruega, Ilhas Faroé, Hungria, Coreia do Sul e Chile. No grupo B, França (atual campeã), Dinamarca, Catar, Egito, Eslovênia e Suécia. E no D, Croácia, Islândia, Argélia, Arábia Saudita, Argentina e Marrocos. Os quatro melhores de cada chave se classificam para as oitavas de final – será grupo A x B e C x D, no sistema 1º x 4º e assim por diante.
“Nosso primeiro objetivo é nos classificarmos na melhor posição possível para as oitavas de final e, depois, chegar às quartas, assim como conseguimos em 2013. Queremos surpreender. Acredito que temos uma equipe forte. Devemos manter a base do time que disputou o Pan-Americano. Teremos poucas alterações”, completou.
O Brasil conquistou vaga para o Mundial da Argélia quando se garantiu na final do Campeonato Pan-Americano, disputado em março. A seleção brasileira fez melhor ainda e conquistou o título do torneio continental, com vitória sobre a Argentina por 31 a 23.
Chaves do Mundial Júnior:
Grupo A: Alemanha, Noruega, Ilhas Faroé, Hungria, Coreia do Sul e Chile
Grupo B: França, Dinamarca, Catar, Egito, Eslovênia e Suécia
Grupo C: Espanha, Tunísia, República da Macedônia, Brasil, Burkina Faso e Rússia
Grupo D: Croácia, Islândia, Argélia, Arábia Saudita, Argentina e Marrocos