Além do título de campeão o Brasil teve também a melhor defesa do Sul-Americano da categoria e a atacante Geyse eleita a melhor jogadora do torneio.

No encontro entre as duas seleções até então invictas no Sul-Americano Feminino Sub-20, o resultado foi o mesmo registrado nas últimas 7 decisões do torneio: vitória do Brasil sobre o Paraguai. E com uma goleada por 8 a 1. Quem esteve presente nas arquibancadas do Estádio Bellavista de Ambato, no Equador, acompanhou um belo jogo das brasileiras e de uma jogadora em particular. Geyse, atacante da equipe, com passagem pela Seleção principal, mostrou porque foi a melhor jogadora do torneio marcando cinco gols da decisão. A equipe comandada pelo técnico Doriva Bueno somou 9 pontos no Quadrangular Final, marcou 17 gols e sofreu apenas um.



Geyse mostrou o cartão de visita logo aos cinco minutos de jogo. Abriu o placar após falha da zaga paraguaia. Aos 17 minutos, após cruzamento perfeito em jogada de escanteio, a capitã Ana Vitória fez o segundo gol brasileiro, de cabeça. Subiu muito e não deu chances para a defesa. Aos 42 do primeiro tempo, Angelina chutou forte, a goleira fez boa defesa, mas deu rebote para Geyse, que só colocou nas redes, de canhota. Fim do primeiro tempo: 3 a 0 para o Brasil.

No segundo tempo, já nos primeiros minutos foram duas bolas na trave do Brasil, uma com Geyse e outra com Ana Vitória. Aos 11 minutos, Geyse briga pela bola com a defesa paraguaia na entrada da área e faz o quarto, o seu terceiro no jogo. Doriva Bueno fez a primeira alteração do jogo. Saiu Kerolin Nicole e entrou Karla Karolina.

Ela estava impossível. Geyse marcou o quinto aos 32 do segundo tempo, em finalização de esquerda na saída do goleiro. O Paraguai descontou aos 35. Foi primeiro e único gol sofrido pelo Brasil na competição. Mas não deu nem para comemorar. Dois minutos depois, Brenda marcou o sexto gol brasileiro após lindo passe de Ana Vitória nas costas da defesa paraguaia. 6 a 1.

Com a partida sob controle e o título por uma questão de minutos, o técnico Doriva fez mais duas mudanças na equipe. Entraram Valéria e Juliana, saíram Brenda e Isabella. Mas até quem veio do banco de reservas chegou com tudo na partida. Em sua primeira participação, Valéria recebeu boa bola na frente da goleira e só empurrou para a rede aos 43 minutos. 7 a 1.

E para assinar a goleada, tinha que ser dela o último gol da partida. Em velocidade pela esquerda, Geyse ganha da zaga e finaliza. Marcou o quinto dela, o oitavo do Brasil.

O Brasil teve também a melhor defesa do Sul-Americano Sub20. Em sete jogos disputados na competição, quatro na fase de grupo e três no quadrangular final, o Brasil sofreu apenas um gol – marcado nesta quarta-feira (31), na goleada de 8 a 1 sobre o Paraguai.

A Seleção Brasileira Sub-20 conquistou a vaga para a Copa do Mundo da categoria, que será disputada na França entre 5 e 24 de agosto de 2018.

Brasil: Kemelli, Isabella (Juliana), Thais Regina, Andressa e Thais; Ana Vitória, Angelina e Victória; Brenda (Valéria), Geyse e Kerolin (Karla)

Geyse, atacante da equipe eleita a melhor jogadora do torneio/ Foto: Fernanda Coimbra/CBF

Fonte: CBF