Brasil venceu a Argentina, na final. Decisão foi disputada em Buenos Aires.
Vinte anos após o primeiro título, o Brasil conquistou, neste domingo, 25, seu décimo troféu do Campeonato Pan-Americano Feminino Adulto de Handebol. E o gosto foi especial. A seleção derrotou a Argentina por 38 a 20 (18 a 8 no primeiro tempo) na casa das adversárias, em Buenos Aires, no ginásio Sociedad Alemana de Gimnasia de Villa Ballester.
A medalha, alcançada com seis vitórias em seis jogos (EUA, Colômbia, Paraguai e Porto Rico na fase de grupos e Uruguai na semifinal, além da Argentina), vem para consolidar esse momento de renovação da equipe brasileira. O time que competiu no Pan conta com atletas campeãs mundiais em 2013 e jovens talentos, que prometem continuar dando muitas alegrias para seu País. O treinador Sérgio Graciano comemorou a conquista.
“Muito feliz. Quem acompanha o handebol feminino, já pôde notar alguma mudança. São meninas muito experientes, que vieram querendo ganhar esse título. Mas elas compraram a ideia de uma filosofia nova, diferente… nem melhor, nem pior..só diferente. Jogaram bem soltas e determinadas. Defensivamente, foram monstras. Ninguém entrou na linha de 9 metros sem ter contato. Absorveram muito rápido o que a comissão técnica pediu.”
Capitã, a goleira Babi elogiou as companheiras. “Algumas pessoas duvidaram de como seria esse grupo. Estou muito feliz. Todas tiveram seu tempo em quadra, mostramos que temos muito potencial para chegar longe. O trabalho foi como tinha que ser e o título é muito merecido.”
Quatro jogadoras do Brasil foram escolhidas para a seleção do torneio: Babi, Duda, Jéssica Quintino e Samira, que também ganhou o troféu de melhor jogadora. E Babi protagonizou um momento emocionante: cedeu seu prêmio de melhor goleira à companheira de traves Jéssica. “Para mim, foi uma competição difícil, fisicamente. E ela, quando precisou, defendeu muito. Dei meu lugar na premiação porque não acho que a melhor fui eu.”
O campeão do Pan-Americano, Brasil, a Argentina medalha de prata, e o Paraguai bronze, classificaram para o Mundial de Handebol, que será disputado em Dezembro.
Seleção Brasileira Feminina de Handebol
Goleiras: Bárbara Arenhart (Vaci NKSE-Hungria), Jéssica Silva de Oliveira (São Bernardo-SP)
Armadoras: Amanda de Souza Caetano (Abluhand/FURB-SC), Bruna de Paula (Fleury Loiret Handball-França), Deonise Fachinello (HC Odense-Dinamarca), Eduarda Amorim (Gyor Audi ETO-Hungria) e Patrícia Batista da Silva (Kastamonu Genclik SK-Turquia).
Centrais: Ana Paula Rodrigues Belo (Rostov-Rússia), Danielle Cristina Joia (EC Pinheiros-SP) e Mayara Fier de Moura (EC Pinheiros-SP).
Pontas: Dayane Pires da Rocha (São Bernardo-SP), Jéssica Quintino (HC Odense-Dinamarca), Mariana Costa (Nykobing HandboldKub-Dinamarca) e Samira Rocha (Kisvarda Master Good SE-Macedônia).
Pivôs: Tamires Anselmo Costa (EC Pinheiros-SP) e Tamires Morena de Araújo (CDB Cercle Dijon Bourgogne-França).
Técnico: Sérgio Luiz Graciano
Fonte: CBHb