A Seleção Brasileira de Rugby XV fez história novamente. Na sexta-feira, 3, no Pacaembu, a equipe derrotou o Canadá por 24 a 23 e terminou o Americas Rugby Championship (ARC) em 4º lugar, superando o adversário justamente no confronto direto.
Esta foi a segunda vitória dos Tupis na edição 2017 do ARC, as duas jogando no Pacaembu – a primeira foi contra o Chile.
“Com certeza a atmosfera do estádio nos ajudou. Mesmo com público um pouco abaixo do esperado, tivemos todo apoio necessário para buscar mais uma grande vitória”, disse o capitão Nick Smith, após a partida.
“Cumprimos mais um objetivo. Neste ano recebemos duas partidas do ARC, as duas aqui no Pacaembu e as duas ganhamos. O Brasil joga bem nesse estádio”, complementou Bernardo da Costa Duarte, diretor de torneios da CBRu. “Ano passado tínhamos como meta ganhar uma partida e conseguimos isso. Este ano queríamos melhorar nossa posição e com as duas vitórias em casa também chegamos lá”, finalizou.
A partida no Pacaembu teve fortes emoções do início ao fim. Sob chuva e diante de pouco mais de 4 mil pessoas, os Tupis saíram na frente com try de Daniel Sancery, em grande jogada pela esquerda. O Canadá respondeu na mesma moeda e empatou a partida com try de Blevins. O Brasil retomou a frente no marcador com penal de Moisés, mas os canadenses viraram o jogo em outro try. Já no fim do primeiro tempo, Moisés fez try para o Brasil em arrancada pela direita, converteu e decretou o placar final do primeiro tempo em 17 a 14 para os donos da casa.
No segundo tempo os brasileiros iniciaram pressionando, mas viram o Canadá passar à frente do marcador com três penais. Com desvantagem de 23 a 17, o Brasil se concentrou e passou a trabalhar melhor a posse de bola. Faltando cinco minutos para o fim da partida, os Tupis pressionaram os Canucks na defesa e Lucas Tranquez, o Zé, fez o try brasileiro. Moisés converteu, virou o placar e deu números finais ao jogo histórico para o Brasil: 24 a 23.
Equipe do Brasil: 1-Jonatas Paulo “Chabal”, 2-Yan Rosetti, 3-Pedro Bengalo, 4-Lucas Moraes “Bruxinho”, 5-Luiz Vieira, 6-André Arruda, 7-Arthur Bergo, 8-Nicholas Smith “Nick”, 9-Lucas Duque “Tanque”, 10-Josh Reeves, 11- Lucas Tranquez “Zé”, 12-Moises Duque, 13-Felipe Sancery, 14-Ariel Rodrigues, 15-Daniel Sancery, 16-Luan Almeida, 17-Wilton Rebolo “Nelson”, 18-Matheus Rocha, 19-Diego Lopez, 20-João Luiz da Ros “Ige”, 21-Matheus Cruz, 22-Matheus Souza, 23-Stefano Giantorno.
Fonte: CBRugby