Mundial de natação, atletismo e halterofilismo serão realizados no segundo semestre de 2017.
O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, vai receber a partir da próxima sexta-feira, 2, a primeira fase nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação. A competição contará com os melhores atletas do país e terá um aditivo motivacional, que é a proximidade dos Mundiais das três modalidades, no segundo semestre. Ao todo, serão 654 atletas brigando por medalhas nas três disciplinas. As disputas se estendem até o domingo, 4.
Modalidade com maior número de inscritos (322), o atletismo tem nesta etapa nacional do Circuito a última oportunidade de garantir a vaga na delegação brasileira que participará do Mundial da modalidade, em Londres, de 14 a 23 de julho.
De abril para cá, quando os atletas começaram a lutar pelas vagas na equipe, 13 deles já conseguiram atingir o índice A e carimbaram o passaporte para o Mundial de Londres. Além destes, outros 10 fizeram o índice B e ficaram muito perto de integrar o time do Brasil. Nomes como Yohansson Nascimento, Alan Fonteles, Lorena Spoladore ainda não confirmaram a vaga e devem elevar o nível nesta etapa do Circuito Loterias Caixa para garantir lugar na Seleção em Londres. O CPB pretende levar 25 atletas e estabeleceu índices fortes, para que todos cheguem com chances de medalha.
Na natação, os competidores também estão atentos aos critérios estabelecidos pela comissão técnica. Os nadadores ainda terão outras chances para confirmar a vaga na Seleção, como etapas da World Series do Comitê Paralímpico Internacional, que já estão em curso, na Europa e Estados Unidos, e a segunda fase nacional do Circuito. O Mundial da modalidade começa no final de setembro, na Cidade do México, e, até o momento, 13 nadadores já se garantiram na mais importante competição do ano.
O halterofilismo também terá o Mundial disputado na Cidade do México, no final de setembro. Na modalidade, nove brasileiros já garantiram a vaga, dentro dos requisitos estipulados pela comissão técnica. Ainda há, contudo, chances de convocação, de acordo com critérios do CPB, que levam em consideração o potencial de evolução de cada competidor.
Fonte: CPB