No ranking mundial mais recente divulgado pelo BoxRec (principal site internacional de estatísticas e rankings do boxe), o brasileiro Luiz Oliveira, conhecido como “Bolinha”, aparece entre os seis melhores atletas do mundo no ranking geral, que reúne todas as categorias de peso.

O feito histórico veio após a conquista da medalha de ouro na última edição da World Boxing Cup, realizada em julho, em Astana, Cazaquistão, onde o brasileiro conquistou quatro vitórias para garantir o lugar mais alto do pódio.

Além disso, o boxeador vive uma temporada invicta em 2025. Até aqui, disputou quatro competições (a World Boxing Cup e o Campeonato Brasileiro, ambos realizados em Foz do Iguaçu, o Grand Prix na República Tcheca e a World Boxing Cup de Astana) e se consagrou campeão em todas elas.

Representante da categoria até 60kg, o boxeador relembra o momento difícil vivido nos Jogos Olímpicos e como aquela derrota o fortaleceu para chegar ao nível que alcançou hoje:

“Desde que entrei na vida de atleta de alto rendimento, sempre sonhei em viver a fase que estou vivendo agora. Estou há alguns campeonatos sem perder. Em 2022, tive uma temporada invicta: foram 7 eventos e 18 lutas sem nenhuma derrota. Em 2023, fiz 11 lutas e perdi apenas 3. Já em 2024, que foi um ano intenso de preparação para os Jogos Olímpicos, foram 20 lutas e 19 vitórias, perdi justamente na luta mais importante, nos Jogos. Mas essa derrota me fez amadurecer. De lá pra cá, não perdi mais em campeonatos internacionais. Hoje me sinto um atleta diferente, mais maduro, e sigo focado, treinando forte e me cuidando para continuar conquistando.”

O próximo compromisso do brasileiro será o Campeonato Mundial, que acontecerá na Inglaterra, entre os dias 4 e 14 de setembro.