Larissa Paes especialista na patinação inline é a primeira mulher brasileira a competir na patinação no gelo e tem como objetivo se dedicar as duas modalidades.

Talvez poucos conhecem a história da brasileira Larissa Paes, mas ela vem quebrando barreiras e marcando seu nome na patinação. Aos seis anos de idade, ela ganhou seu primeiro par de patins, aos 13, começou a se dedicar a patinação inline, dois anos depois conquistou seu primeiro título nacional e desde então não parou.



Pela patinação inline Larissa, tem em destaque o 3° lugar no Orlando Classic 2018 – EUA, 6° lugar Maratona de Beidaihe 2017 – China, top 30 no Campeonato Mundial 2018 e é Seleção Brasileira desde 2010.

Mas em 2018, seus olhares passaram a se dividir entre duas categorias, a patinação inline e a velocidade no gelo, isso tudo porque após disputar o Campeonato Mundial de Patinação Inline a brasileira participou durante uma semana de um programa internacional de patinação de velocidade no gelo em Heerenveen, na Holanda e recebeu um convite da CBDG (Confederação Brasileira de Desportos no Gelo) a participar de um programa de transição “Inline to Ice” por 6 meses em Salt Lake City.

As primeiras disputas de Larissa na modalidade de inverno, aconteceram em 2018. Na Holanda, ela competiu em duas corridas na Summer Cup. Nos 500 metros, foi a 27ª dentre 29 competidoras com 54seg34. Depois, nos 1500 metros, foi a sétima entre oito participantes com o tempo de 2min39seg09 e assim surgia a primeira atleta do país a participar de uma prova oficial na patinação de velocidade.

No ano de 2019 a brasileira participou de dois campeonato internacionais abertos. O primeiro foi em março, em Milwaukee, EUA, e um em Calgary, no Canadá.

“Ainda senti bastante dificuldade ao competir em pistas diferentes, pois o gelo varia muito e é necessário adaptar-se um pouco tempo. Felizmente diminuí meus tempos praticamente a cada prova que eu corria, e em Calgary tive minha melhor performance”, disse Larissa sobre as disputas.

No último mês Larissa Paes encerrou sua primeira temporada na patinação velocidade no gelo e revela que a transição de modalidade é sempre difícil e faz uma avaliação das suas primeira competições.

“Desde que a CBDG me fez o convite para participar do programa de transição eu gostei da ideia e fui. A primeira temporada é uma fase de adaptação. Começar um novo esporte é sempre bem difícil, principalmente porque nesse caso é um esporte muito técnico. Achei que seria parecido com as rodas, mas na verdade é completamente diferente. Tive que deixar de lado tudo o que eu sabia e aceitar começar do zero, e após 6 meses de muita dedicação e esforço diários eu terminei a temporada com um bom nível técnico”.

A atleta já está no Brasil e se dedicando a patinação inline, onde no último final de semana garantiu mais um título nacional, ao ser campeã do brasileiro nos 10km eliminação e 3 pratas no 300m (onde obteve seu melhor tempo até hoje), nos 500m e 10km pontos. Larissa teve apenas 4 dias para se adaptar da mudança de clima, já que vinha de treinamentos na neve.

O objetivo de Larissa é se dedicar as duas modalidades. No inline a atleta deve disputar apenas competições nacionais por falta de apoio financeiro para as internacionais e na patinação velocidade no gelo, na próxima temporada que começa em julho, o objetivo da atleta é conseguir mais resultados para o Brasil e garantir a primeira classificação brasileira em uma Copa Mundial da modalidade e assim, disputar uma vaga para os Jogos Olímpicos de 2022.

Saiba mais: Rafael Nascimento participou de preparação intensa em Piracicaba 

Larissa Paes na patinação inline/ Foto: Arquivo Pessoal