A brasileira que não avançou para a final, completou 15 das 16 voltas da prova mass start.
Larissa Paes disputou no último final de semana a primeira etapa da Copa do Mundo da temporada que foi realizada na Noruega, ela é a única atleta feminina do país nesta competição.
A brasileira competiu na prova mass start (largada em massa) e encerrou a semifinal na 15ª colocação com o tempo de 9:38.14, resultado que não te garantiu na final, encerrando assim a participação na Noruega.
Os resultados para Larissa tem aparecido gradativamente, mas sempre vindo com uma evolução muito grande dentro das pistas. Na Noruega foi mais um passo importante na progressividade em resultado, levando em conta que a prova mass start tem 16 voltas e nesta etapa da Copa do Mundo, a atleta conseguiu completar 15 voltas, o que ainda não tinha acontecido.
“A prova em si foi bastante dura, eu sei que o nível de competição mundial é altíssimo e ainda não consigo acompanhar até o final. Aguento mais ou menos metade da prova com o grupo. Quando o atleta fica pra trás, se levar volta do grupo principal, tem que se retirar da prova. Meu objetivo é terminar a prova, das 16 voltas fiz 12 no ano passado (na etapa da Copa Mundial que competiu), e dessa vez, na Noruega fiz 15.”
Essa evolução tem sido importante na carreira de Larissa Paes que tem como objetivo final os Jogos Olímpicos de Inverno, em 2026. A brasileira que está competindo na patinação de velocidade no gelo desde 2018, sabe que que os caminhos até a vaga exigirão muito de você dentro da pista e por isso, quer adquirir o máximo de experiência mundial neste início de temporada.
“Foi uma boa experiência, principalmente pra pegar o ritmo de competição e aprender mais sobre como é a dinâmica dos eventos mundiais, pois é algo muito diferente das provas que competi nos EUA, além de toda a logística de viagem. Pensando no ciclo olímpico, é importante se familiarizar com esse tipo de evento”.
Larissa está na Noruega e embarca ainda nesta segunda-feira, 14 de novembro, para Heereveen- Holanda, onde disputará a 2ª etapa de Copas Mundiais da temporada. A atleta terá 3 dias de treino antes da prova, com o foco de acostumar com a pista, pois cada gelo é bem diferente e requer adaptar-se.
Para estas competições Larissa Paes embarcou sozinha, sem treinador ou outro profissional da equipe, e tem além de se concentrar para as competições, ficar atentar também a toda parte operacional até a chegada da largada.
SOBRE LARISSA PAES
Ela é a primeira atleta a competir oficialmente em provas de patinação de velocidade no gelo e atualmente a única mulher competindo oficialmente. Natural de Brasília-DF, Larissa mudou para Salt Lake City para que pudesse fazer toda a preparação visando a temporada do gelo e além de treinar e competir, a brasileira trabalha como terapeuta comportamental de crianças com autismo, nos Estados Unidos.
A brasileira alcançou seu primeiro top 3 na prova mass start de patinação de velocidade no gelo, que veio na competição que abriu a temporada 2022/2023, a Desert Clasic.