Entre 30/3 e a 2/4, todos os holofotes do Hipismo mundial se voltam para Ohama, nos Estados Unidos, que recebe a Final da Copa do Mundo de Hipismo de Salto e Adestramento – Longines FEI World Cup Jumpimg & FEI World Cup Dressage Finals. Único brasileiro, João Victor Marcari Oliva, 21 anos, é um dos 18 atletas, entre os tops mundiais do Adestramento que estão reunidos no CenturyLink Center. João Victor vai representar o Brasil na Final da Copa do Mundo de Adestramento montando o Puro Sangue Lusitano Xamã dos Pinhais.
O cavaleiro paulista estreia no evento no Grand Prix na quinta-feira (30/03) às 14h00 (12h00 no Brasil), prova que habilita os melhores resultados para o Grand Prix Freestyle – prova com coreografia livre e música – que acontece no sábado (1º/04) também às 14h00.
“Estou muito feliz com essa oportunidade de representar o Brasil no mais importante evento mundial do esporte que pratico. Vou dar o meu melhor”, garante o atleta.
Disputam a final do Adestramento os 18 melhores conjuntos do mundo, entre eles a alemã e seis vezes campeã olímpica e nº1 do mundo Isabell Werth e o holandês Hans Peter Minderhoud, atual campeão da competição. O cavaleiro paulista estreia no evento no Grand Prix na quinta-feira (30/03) às 14h (12h no Brasil), prova que habilita os melhores resultados para o Grand Prix Freestyle – prova com coreografia livre e música – que acontece no sábado (1º/04) também às 14h.
A Final da Copa do Mundo de Hipismo é realizada pela Federação Equestre Internacional (FEI) e a reúne os melhores atletas de cada liga, além de dois conjuntos que conquistam a vaga na categoria “partida extra”. Foi assim que o brasileiro conquistou o primeiro lugar com Xamã dos Pinhais depois dos excelentes resultados no CDI5* em Dortmund, na Alemanha, no início de março.
João Victor Marcari Oliva é atleta militar e olímpico, medalhista pan-americano, atual campeão Sul-americano e filho da ex-jogadora Hortência Marcari, ícone do basquete, e do empresário Victor Oliva.
Essa é segunda vez que o Brasil terá um representante na final do Adestramento. Na edição de 2010, a amazona Luiza Almeida, com Samba, participou da competição na Holanda e terminou em 15º lugar. Na época, com 18 anos, Luiza foi a primeira sul-americana a disputar a final da Copa do Mundo.
Fonte: CBH