Após atingir o índice em dezembro de 2016 e intensificar seus treinamentos nas últimas semanas, a brasileira Isadora Williams estreia nesta quarta-feira, 29 de março, no Mundial de Patinação Artística no Gelo desta temporada. O torneio acontece em Helsinque, capital da Finlândia.
A atleta da CBDG vai participar do programa curto a partir das 4h40 no horário de Brasília (10h40 no horário local). No total, 37 atletas de 29 nacionalidades participam do primeiro dia de competição entre as mulheres. As 24 melhores avançam para o programa longo, na sexta-feira, e seguem na disputa pelo título mundial.
Isadora Williams retorna ao Mundial de Patinação Artística no Gelo após quatro anos. Em 2013, aos 17 anos, ela terminou na 25ª colocação, apenas cinco posições atrás da vaga olímpica. Ainda hoje é o melhor resultado do país na história da competição.
Agora, mais experiente, a brasileira novamente almeja conseguir a classificação para os Jogos Olímpicos de PyeongChang, em 2018. A atleta vive grande fase na carreira: nas últimas duas temporadas ela conquistou quatro medalhas em torneios internacionais de patinação artística, incluindo o primeiro ouro do país na categoria olímpica durante o Sofia Trophy, na Bulgária, em fevereiro de 2017.
“Eu tenho dois programas bons, com elementos fortes e se eu conseguir executá-los sem erros, a minha chance de classificação é boa. Conquistei bons resultados nas duas últimas temporada, tive maior visibilidade perante os juízes e competi mais. Estou mais madura como patinadora”, admite Isadora Williams.
O Mundial de Patinação Artística no Gelo começa nesta quarta-feira, 29 de março, e termina no domingo, 2 de abril, com a exibição de gala. Ainda no primeiro dia acontece o programa curto da disputa dos pares. Na disputa feminina, a definição das medalhistas e dos países classificados para os Jogos Olímpicos acontece na sexta-feira, 31, com o programa longo, a partir das 12h no horário de Brasília (18h na Finlândia).
Caso a brasileira Isadora Williams não consiga a vaga olímpica no Mundial de Patinação Artística no Gelo, ela ainda terá uma segunda chance durante o Troféu Nebelhorn, na Alemanha, em setembro de 2017 (O torneio vai definir as últimas seis classificadas para PyeongChang).