Brasil tem três mesa-tenistas no Top 100 e Eric Jouti entra pela primeira vez na lista dos cem melhores do mundo.

 O tênis de mesa do Brasil segue crescendo no cenário internacional. Prova disso é o novo ranking mundial, divulgado pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). Hugo Calderano, principal mesa-tenista do país, subiu mais uma posição após ser semifinalista no Aberto da Hungria, realizado no último mês, e agora está em 16º lugar. O ranking traz três atletas brasileiros entre os cem melhores do mundo, pois Eric Jouti subiu da 103ª colocação para o 92º lugar e Gustavo Tsuboi subiu de 69º para 66º colocado.



Calderano vem tendo uma trajetória de crescimento constante. Após ser medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude, começou a ter resultados expressivos na Seleção Brasileira principal. Em 2016, igualou a melhor marca de um brasileiro nos Jogos Olímpicos, sendo eliminado nas oitavas de final.

O crescimento dos nossos mesa-tenistas é verificado em todos os níveis. Dos 24 brasileiros que estão listados no ranking mundial, 22 subiram de posição neste início de temporada. O maior crescimento entre os principais brasileiros foi justamente de Jouti, que será um dos jogadores da Seleção Brasileira que vai disputar a Copa do Mundo por Equipes, no final deste mês, em Londres.

“Venho treinando forte na Europa e a tendência era de ir subindo pouco a pouco. Tenho que dar o meu máximo nas próximas competições, como a Copa do Mundo, o Latino-Americano e o Mundial por Equipes, para poder ajudar a Seleção Brasileira”, disse Jouti, que joga pelo JN Meat Academy, de Slagelse, da Dinamarca.

Confira os melhores brasileiros no ranking mundial:

16º – Hugo Calderano (17º na lista anterior)

66º – Gustavo Tsuboi (69º na lista anterior)

92º – Eric Jouti (103º na lista anterior)

134º – Thiago Monteiro (130º na lista anterior)

157º – Vitor Ishiy (159º na lista anterior)

168º – Cazuo Matsumoto (167º na lista anterior)

436º – Carlos Ishida (444º na lista anterior)

452º – Luiz Anjos (456º na lista anterior)

452º – Massao Kohatsu (456º na lista anterior)

616º – Gustavo Yokota (625º na lista anterior)

Eric Jouti entra pela primeira vez na lista dos 100 melhores do mundo/ Foto: Carlos Borban

Fonte: CBTM