A primeira grande competição internacional reunindo as classes olímpicas no ciclo Tóquio 2020 será aberta neste domingo, dia 22. A etapa de Miami marca o início da temporada 2017 da Copa do Mundo da World Sailing (Federação Internacional de Vela), no City of Miami Regatta Park. Velejadores brasileiros medalhistas olímpicos estarão na disputa, como Martine Grael e Kahena Kunze, na 49er FX, e Robert Scheidt, agora competindo na classe 49er ao lado de Gabriel Borges. Além deles, Jorge Zarif também estará na água, defendendo a medalha de ouro que conquistou em Miami no ano passado.
“Agora é outro momento, começo de temporada e de ciclo olímpico. Vai ser o primeiro campeonato na Finn depois da Olimpíada, com vários adversários fortes. Não será fácil repetir essa medalha, mas vou em busca de um bom resultado”, afirma Zarif.
As primeiras regatas estão marcadas para terça-feira, dia 24. As regatas de medalha estão previstas para os dias 28 (sábado) e 29 (domingo). De olho em mais um pódio, as campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze chegam ao evento embaladas por um bom resultado na última semana: o título no Miami Mid Winters da classe 49er FX.
Em 2016, o Brasil conquistou três medalhas na etapa de Miami da Copa do Mundo. Foram dois ouros (Jorge Zarif, na Finn; e Robert Scheidt, então na classe Laser); e um bronze (Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, na 470 feminina). No total em etapas da Copa do Mundo (desde 2009), o Brasil soma 39 medalhas, sendo 19 de ouro, 11 de prata e nove de bronze.
Os seguintes velejadores brasileiros vão a Miami para a Copa do Mundo: Martine Grael e Kahena Kunze (49erFX); Robert Scheidt e Gabriel Borges (49er); Jorge Zarif (Finn); Bruno Fontes (Laser); Henrique Haddad e Breno Abdulklech (470 masculina); Gabriella Kidd (Laser Radial); e Bruna Martinelli (RS:X feminina).
Fonte: CBVela