Na noite da ultima terça-feira,20, foi realizada a Cerimônia de Abertura dos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2016, que encantou os alunos-atletas de 12 a 14 anos e todos os presentes que lotaram o Ginásio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pouco mais de um mês após a realização da primeira edição dos Jogos Olímpicos na América do Sul, a capital paraibana recebeu com braços abertos as jovens promessas do esporte brasileiro. Como no Rio 2016, quem acendeu a Pira foi o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, levando os atletas ao delírio.
Medalha de bronze em Atenas 2004, no judô, Flávio Canto foi o Mestre de Cerimônias da festa, que começou com o grupo folclórico Sesc Paraíba apresentando um pouco da cultura local. O grupo tem a missão de propagar a cultura nordestina e valorizar as tradições regionais.
Logo depois começou o tradicional desfile dos atletas. Por ordem alfabética, os jovens dos 26 estados participantes, além do Distrito Federal e a delegação convidada da Argentina, entraram no ginásio. Pernambucanos e cearenses demonstraram muita animação, mas, sob os gritos de “Uh é RN, uh é RN”, os potiguares mostraram a força do estado vizinho. Por último, as delegações anfitriãs da Paraíba e de João Pessoa também desfilaram sob intensos aplausos dos presentes.
O público ficou de pé para ouvir o Hino Nacional, apresentado pela cantora Amanda Lyra, que disputará os Jogos Escolares da Juventude defendendo o Colégio Motiva (PB) no handebol. Para iniciar oficialmente os Jogos, a atleta de judô da delegação da Paraíba, Layla de Carvalho Belarmino, do Colégio Autêntico da Cidade de Campina Grande, fez o juramento do atleta. Já a árbitra de basquete, Elisangela Nunes da Silva, teve a honra de fazer o juramento dos árbitros.
Após os juramentos, todas as luzes do ginásio foram apagadas. A galera foi ao delírio. De repente, a judoca Sarah Menezes apareceu iluminada com a Tocha dos Jogos Escolares da Juventude nas mãos. Bicampeã da competição, ela passou a Tocha para Zé Marco, medalha de prata nos Jogos Olímpicos Sydney 2000 no vôlei de praia. Angélica Kvieczynski, dona de seis medalhas em Jogos Pan-americanos, Daniel Paiola, duas vezes medalhista em Pan-americanos, Laís Nunes, prata nos Jogos Sul-Americanos Santiago 2014, e Matheus Santana, ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014, também participaram do revezamento.
Matheus então entregou a Tocha para Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze na maratona dos Jogos Olímpicos Atenas 2004. Vanderlei, acendeu a pira dos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2016. A partir dessa quarta-feira, o show fica por conta dos atletas das 13 modalidades esportivas. Vale lembrar que a entrada é gratuita ao público em todos os 14 locais de competição.
Entre as autoridades, estiveram presentes o Ministro do Esporte, Leonardo Picciani; a Vice-Governadora do Estado da Paraíba, Ligia Feliciano; e o Diretor Geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner. Alguns dos Embaixadores da competição, como Angélia Kvieczynski, Daniel Paiola, Laís Nunes, Matheus Santana, Sarah Menezes, Vanderlei Cordeiro, e outros atletas da elite do esporte nacional, também participaram do evento.
Edgar Hubner agradeceu a presença de todos os atletas, voluntários, patrocinadores, autoridades e todos os envolvidos com a organização dos Jogos. “Espero que todos vocês jovens atletas levem suas melhores recordações e aproveitem ao máximo a sua estadia aqui em João Pessoa”, disse Edgar.
O Ministro do Esporte declarou então a abertura oficial dos Jogos Escolares 2016. “Esse evento acontece em momento especial para o esporte brasileiro. Realizamos com o sucesso os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e agora chegou a hora de vocês jovens atletas”, declarou Picciani.
Fonte: Time Brasil
Fotos: Wander Roberto/Exemplus/COB