Antes de pensar nos Jogos de 2024, a seleção júnior ainda têm que se preparar para outras competições nacionais, como o Circuito Brasileiro de Tênis em Cadeiras de Rodas.

O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebeu até este sábado, 20, a primeira fase de treinamento da equipe júnior do Brasil de tênis em cadeiras de rodas. Os treinamentos ajudam monitorar a geração de futuros tenistas em cadeira do país, que podem eventualmente representar nossa bandeira nos Jogos Paralímpicos de 2024, que acontecerão em Paris, na França.



O grupo foi formado por oito jovens promessas – duas mulheres e seis homens –, entre 13 a 18 anos, que foram escolhidos para essa semana de treino. A Seleção foi formada a partir de seus resultados em torneios que aconteceram em 2017 em todo o Brasil.

Mas Wanderson Cavalcante, coordenador da modalidade na Confederação Brasileira de Tênis, diz que antes de pensar nos Jogos de 2024, eles ainda têm que se preparar para outras competições nacionais, como o Circuito Brasileiro de Tênis em Cadeiras de Rodas, cuja primeira etapa ocorrerá em fevereiro.

Um dos destaques desta Seleção de atletas juniores é Jucélio Torquato, de 17 anos. Atleta de Itajaí, em Santa Catarina, Jucélio conheceu o esporte paralímpico em 2011, quando descobriu que tinha Síndrome de Legg-Calvé-Perthes (doença de Perthes), que se caracteriza por ser uma doença degenerativa que afeta as articulações do quadril e causa necrose na cabeça do fêmur.

Nesta temporada, ele já foi campeão do São Paulo Wheelchair Tennis Open, vice na Semana Guga Kuerten, vice no Grand Prix Brazil Wheelchair e medalha de bronze no BNP Paribas World Team Cup 2017, a Copa do Mundo por equipes do tênis em cadeira de rodas, que ocorreu na Itália.

“Nunca imaginei que fosse viajar o mundo todo ou mesmo estar aqui. O esporte é muito importante para mim, mudou a minha vida, se não fosse isso, não sei o que eu seria hoje”, diz Jucélio.

Na próxima semana, ele viaja para Tarbes, na França, para competir a Cruyff Foundation Junior Masters, a Masters Cup Juvenil do Tênis em Cadeira de Rodas. O torneio acontecerá entre os dias 25 e 28 de janeiro e reúne os oito melhores tenistas da modalidade no masculino e as quatro melhores no feminino. No ano passado, ele e a Maria Fernanda Alves já representaram o Brasil nesse mesmo torneio, quando Jucélio alcançou o quinto lugar no ranking da ITF.

Além do atleta catarinense, os treinos também contam com a presença dos medalhistas dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens de 2017, Maria Fernanda Alves, Jade Lanai Oliveira Moreira e Fábio Bernardes (falta informação).

Foto: Cristiano Andujar/Arquivo CBT

Fonte: CPB