Brasil fez 2512 pontos e conquistou o título Sul-Americano de Natação Juvenil.
Com 2512 pontos, a Seleção Brasileira Juvenil de Natação conquistou o título do Campeonato Sul-Americano da categoria. Com a maior delegação do torneio, o Brasil superou em mais de 500 pontos a segunda colocada, Argentina, que somou 1912. Em terceiro ficaram os colombianos, com 1507. Realizada na Colômbia, nas piscinas Pan-Americanas da cidade de Cali, a competição reuniu 280 atletas, divididos nas categorias A, até 15 anos, e B, de 16 e 18, entre os dias 18 e 22/04. A delegação do Brasil somou 107 medalhas: 46 de ouro, 37 de prata e 24 de bronze, mais que o dobro da seleção argentina, que somou 58 medalhas, batendo o recorde de medalhas em uma mesma edição.
“Foi uma campanha muito boa. A piscina, o clima e a organização do evento ajudaram para isto. A CBDA fez um grande esforço pra trazer a gente pra cá, com estrutura e qualidade, e aqui os atletas corresponderam. Uma boa parte está treinando para o Maria Lenk, mas mesmo com isto a maioria conseguiu se superar e fizeram boas marcas. O coletivo do Brasil foi muito forte, conquistamos o número recorde de medalhas, vários recordes, ou seja, resultados bem significativos. Apesar de ser a primeira seleção e viagem internacional para muito deles, a competição foi vista com seriedade, o que resultou nos bons resultados”, analisou Danilo Lima.
O Brasil liderou também a pontuação por categorias. No Juvenil A, o time somou 1269 pontos, contra 994, da segunda colocada, Argentina. A vantagem foi ainda maior no juvenil B, em que os brasileiros registraram 1243 pontos, e os argentinos, na segunda colocação, somaram 918.
Na divisão de sexo o Brasil também esteve em vantagem. O time masculino, que contou com 22 nadadores, somou 1201 pontos. No feminino o domínio também foi total do Brasil. Com 24 atletas, a equipe chegou a marca de 1167 pontos, mostrando a força e a evolução da natação feminina, também nas categorias de base.
A seleção que competiu este sul-americano, assim como visto nas edições anteriores, contou com o apoio de uma equipe multidisciplinar, assim como acontece nas viagens internacionais das seleções absolutas. Agora está na hora de todos voltarem para seus clubes continuarem a trilhar seus caminhos para, em breve, representarem o Brasil nas próximas competições. Este ano será disputado o Mundial Junior FINA de Natação. O Troféu Maria Lenk será a última seletiva para esta competição, que acontecerá no mês de agosto, em Indianápolis, Estados Unidos.
Fonte: CBDA