Time da capital paulista venceu o clássico contra Taubaté e está classificado para o Mundial.
O EC Pinheiros é o novo campeão do Pan-Americano Masculino de Clubes de Handebol de 2017. E a comemoração teve gosto de revanche neste domingo, 28, em Buenos Aires, na Argentina: depois de ser vice por quatro anos consecutivos diante do Taubaté/FAB/Unitau, venceu o rival por 28 a 20 e garantiu vaga no Super Globe, o Mundial de Clubes, que será disputado de 25 a 28 de agosto no Catar.
A taça volta para as mãos do Pinheiros depois de seis anos. Em 2011, a equipe conquistou seu primeiro título do Pan-Americano de Clubes, derrotando a Unopar Londrina (PR) em São Bernardo (SP), no Brasil. Já o Taubaté deixou escapar o penta, mas segue como maior campeão do torneio: foi ouro em casa, de 2013 a 2015, e em Buenos Aires, no ano passado.
O terceiro colocado do Pan-Americano de Clubes foi a Un.Lu. (Universidade Estadual de Luján), atual campeão argentino. Em quarto, ficou SAG Ballester, vice-campeão argentino. Nas duas últimas colocações, sem pontuar, ficaram Balonmano Ovalle, campeão chileno, e Colégio Alemán de Montevideo, campeão uruguaio.
O jogo
Foi um duelo de poucos gols, sobretudo nos primeiros minutos. Os rivais tiveram muita dificuldade para atacar no primeiro tempo e perdiam a bola com facilidade. No entanto, nas oportunidades de contra-ataque, o Pinheiros foi mais eficiente. O placar marcou 11 a 8 para o time da capital paulista no intervalo.
Taubaté, que defendeu muito bem nos 30 minutos iniciais, caiu de rendimento na volta. Também se arriscava pouco e errava finalizações. Para complicar ainda mais, esbarrou no forte sistema defensivo dos adversários, principalmente com o experiente goleiro Marcão inspirado. O Pinheiros conseguiu abrir vantagem logo e, aí, foi só administrar para conquistar o título invicto, com cinco vitórias em cinco jogos.
Artilheiro da final: Leonaro Dutra, do EC Pinheiros, com oito gols
Resultados dos times do Brasil:
Quarta-feira (24)
Ovalle (CHI) 15 x 32 Taubaté/FAB/Unitau (BRA)
Villa Ballester (ARG) 28 x 31 EC Pinheiros (BRA)
Quinta-feira (25)
EC Pinheiros (BRA) 36 x 18 Colégio Alemán (URU)
Villa Ballester (ARG) 18 x 35 Taubaté/FAB/Unitau (BRA)
Sexta-feira (26)
Taubaté/FAB/Unitau (BRA) 33 x 18 Colégio Alemán (URU)
EC Pinheiros (BRA) 30 x 21 UNLu (ARG)
Sábado (27)
EC Pinheiros (BRA) 34 x 15 Ovalle (CHI)
20h – UNLu (ARG) 22 x 27 Taubaté/FAB/Unitau (BRA)
Domingo (28)
Final: EC Pinheiros (BRA) 28 x 20 Taubaté (BRA)
Fonte: CBHb