Esporte eletrônico fará demonstração nos Jogos Asiáticos em 2018, e fará parte do programa oficial de competições, em 2022, na China.
Em alguns países o e-sports vem garantindo seu espaço, é o caso, por exemplo, na Ásia, onde o e-sports fará parte dos jogos Asiáticos, considerados o segundo maior evento poliesportivo do mundo, atrás somente dos Jogos Olímpicos. Na próxima edição em Jakarta/Palembang 2018, na Indonésia, o esporte eletrônico será um esporte de demonstração, mas em 2022, em Hangzhou, na China, ele valerá medalha e fará parte do programa oficial dos Jogos Asiáticos.
A entrada foi assegurada em um acordo entre o Conselho Olímpico da Ásia (OCA) e a Alisports, braço esportivo da Alibaba, gigante chinesa com atuação no comércio eletrônico e parceira do Comitê Olímpico Internacional (COI).
“O Conselho Olímpico da Ásia tem estado constantemente comprometido com a herança, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos esportes na Ásia, e estamos extremamente satisfeitos com a parceria estratégica com a Alisports. Estamos ansiosos para uma maior colaboração com a Alisports em relação ao conceito de esporte eletrônico junto com eventos esportivos” declarou o presidente do OCA, Sheikh Ahmad Al Fahad Al Sabah, ao site Sportv
Ainda não tem definido quais serão os games dos e-sports, que farão parte dos Jogos Asiáticos de 2022.
Fonte: Sportv