Entre os dias 14 e 16 de abril, os duetos da seleção brasileira de nado sincronizado irão disputar o Open de Santiago 2017 na piscina do Centro Aquático do Estádio Nacional. O evento terá participações do México, Chile, Argentina, Brasil e Uruguai.
Visando esta competição os atletas do Brasil treinaram de segunda a sábado, das 7hrs ás 13h30. Com as coreografias prontas, os treinos estão sendo fortes, tanto dentro da água, como fora com trabalho de força e flexibilidade.
Luísa Borges do dueto feminino comenta sobre os treinamentos. “Os treinamentos estão sendo bem intensos. Estamos buscando a cada dia crescer um pouco mais, para conseguirmos atingir os nossos objetivos”. Para completar Duda Miccuci também do dueto feminino diz que estão focando em melhorar para o Mundial “Estamos treinando firme desde janeiro, e já estamos focadas em ter uma boa nota pra conseguir melhorar o nosso desempenho no mundial”.
O dueto misto do Brasil é novo, surgiu em 2015 quando a FINA aprovou a introdução de pares formados por um homem e uma mulher nas provas de nado sincronizado e saltos ornamentais, mesmo com pouco tempo em treinamento e disputando competições, Giovana e Renan já conquistaram bons resultados e já pensam no Mundial.
“Nós estamos indo muito bem nas competições, tanto nacionais, como internacionais. Nas competições que disputamos em 2016, conquistamos a medalha de ouro na Argentina Synchro Open, no Campeonato Estadual, no Brasileiro e no Sul-Americano. Para essa competição, nossa expectativa é além da medalha de ouro, queremos mostrar que o nosso dueto tem um nível muito bom e com fortes chances no mundial (Que será a principal competição do ano, em julho)”, comentou Giovana em nome da dupla.
O Brasil irá disputar o Open de Santiago 2017 com o dueto misto (Giovana Stephan e Renan Alcântara) e o dueto feminino da seleção Sênior (Maria Clara, Luísa Borges e Maria Eduarda Miccuci). Os atletas do Brasil embarcam para a competição no dia 12 de abril.