Com grandes confrontos e retorno das brasileiras que disputaram os Jogos Olímpicos Rio 2016, o Super Sevens – Circuito Brasileiro de Rugby Sevens Feminino – iniciou a temporada, no último final de semana. De campanha impecável, o São José faturou o troféu da primeira etapa da competição e larga na frente em busca do título do campeonato.
As joseenses terminaram a etapa inicial com seis vitórias em seis confrontos. A equipe do Vale do Paraíba anotou 35 tries, sofreu quatro, marcou 199 pontos e foi vazada em 24 pontos. A grande decisão, entre São José e Niterói, contou com diversas atletas olímpicas, como Beatriz ‘Baby’ Futuro, Amanda Araújo, Isadora Cerullo, Claudia Teles e Edninha.
Na última temporada, o Curitiba foi o grande vencedor da competição. No início desta, as paranaenses conquistaram o terceiro lugar. SPAC (2012), Desterro (2013 e 14) e Curitiba (2015) já foram campeões do Super Sevens Feminino.
Divididos em quatro grupos com quatro equipes cada, o Super Sevens conta com 8 dos 16 times fixos. O restante é composto por convite. BH Rugby, Delta, Melina e USP serão convidados em todas as etapas. Em São José dos Campos, atuaram Tsunami, Guarulhos, Wallys e Toledo.
O Super Sevens Feminino é a principal competição nacional da modalidade. Disputada em quatro etapas na temporada 2016, tem formato similar às edições anteriores. Os times se enfrentam dentro dos grupos, sendo que passam para a fase final as duas melhores de cada Chave. As demais agremiações lutam pela Taça Bronze, em um formato onde todas disputam partidas nos dois dias de competição.
Ao final da temporada 2016, quem somar mais pontos na disputa das quatro etapas é declarada campeã brasileira de rugby sevens feminino.
Fotos: Reprodução