Avaliações serão de 22 a 24 de junho, em São Bernardo do Campo (SP).
A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) vai realizar uma seletiva nacional de ginástica artística masculina e feminina de 22 a 24 de junho, em São Bernardo do Campo (SP), para definir os atletas que vão representar o Brasil nos Jogos Sul-Americanos da Juventude. A competição será disputada de 29 de setembro a 8 de outubro, em Santiago, no Chile.
Os ginastas que vão participar das avaliações atendem o seguinte critério: no feminino, são nascidas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2003; no masculino, de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2002. O regulamento da seletiva seguirá o código de pontuação da ginástica artística na categoria juvenil para o ciclo olímpico 2017-2020.
Haverá cinco vagas em disputa na ginástica artística masculina e cinco na feminina. Quatro contemplarão atletas generalistas, levando em conta o resultado somados nos dois dias de simulação de competição, e uma será definida pela comissão técnica, considerando a contribuição do ginasta para a equipe.
As atividades em São Bernardo do Campo (SP) vão começar com treinamentos, no dia 22, e nos dias 23 e 24 serão realizadas as provas.
“A seletiva será como uma competição mesmo. Por isso, é um momento muito importante. Os Jogos Sul-Americanos são preparatórios para os Jogos Olímpicos da Juventude e têm como objetivo desenvolver e revelar atletas”, comentou Marcos Goto, coordenador técnico das Seleções de Ginástica Artística.
O torneio continental teve sua primeira edição em 2013, quando o Brasil liderou o quadro de medalhas – a ginástica artística fechou a participação com 19. A competição, inspirada nos Jogos Olímpicos da Juventude, reúne atletas de 14 a 17 anos de diversas modalidades.