Depois de uma longa temporada de férias, quase quatro meses longe das águas, as campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze velejaram pela primeira vez juntas desde dos Jogos Rio 2016 e anunciaram que vão fazer a campanha para Tóquio 2020.
“Eu estava muito ansiosa para voltar a velejar com a Kahena. Depois da medalha nós conversamos e decidimos que íamos sair de férias, o que foi ótimo porque fizemos várias coisas que abrimos mão ao longo da campanha para o Rio. Mas era óbvio que íamos continuar juntas, temos uma amizade muito grande, companheirismo e respeito uma pela outra”, contou Martine Grael.
Durante o tempo que ficaram de férias, Kahena se submeteu a uma cirurgia no menisco esquerdo. Com uma ótima recuperação ela já está pronta para a próxima temporada.
“Depois de uma semana de férias eu já estava com saudade da Martine e querendo velejar. Mas tudo tem o seu tempo. Precisávamos não fazer nada, curtir os dias de descanso e eu tinha que focar na recuperação do meu joelho. É difícil ficar parada, todo dia tinha vontade de ir para o mar, mas agora é ir voltando aos poucos e vendo o que vamos fazer. A Martine é a minha parceira no mar, somos amigas de infância e costumo dizer que uma não vive sem a outra, vamos seguir juntas”, complementou Kahena Kunze.
A dupla não tem pressa, quer dar tempo ao tempo e por isso ainda não definiu totalmente o calendário de competição em 2017. Em janeiro elas embarcam para os Estados Unidos onde devem disputar o Campeonato Americano de Vela e a etapa de Miami da Copa do Mundo. Em março seguem para Porto Alegre para disputar a Copa Brasil de Vela e depois os planos são na Europa, com o Campeonato Europeu, a final da Copa do Mundo e o Mundial.
“É muito difícil dizer agora como será o nosso próximo ano certinho. Tem muita coisa para ser definida ainda e que pode influenciar em algumas datas. Mas já temos as competições mais importantes que queremos ir e vamos focar nelas”, disse Martine.
A dupla encerra 2016 com muitos sorrisos, daqueles que só quem teve o dever cumprido com louvor tem. “Demorou um pouco para realizarmos a nossa conquista. Mas agora é muito gratificante ver que o nosso esporte está mais conhecido e que somos inspiração para novos atletas e crianças. Nós queremos seguir competindo e ficar cada vez mais perto da nova geração, de ajudá-los da melhor maneira que pudermos. Queremos retribuir todo o carinho e atenção que recebemos”, finalizou Kahena.
Foto: Multifato Comunicação