Seleção ainda tem mais dois jogos na etapa classificatória em busca de uma vaga nas oitavas.
O Brasil disputou, nesta sexta-feira, 21, a terceira partida no Mundial Júnior Masculino de Handebol. Os adversários da vez foram os russos, que impuseram um jogo duríssimo e acabaram por fechar o placar na frente: 23 a 20 (11 a 10 no primeiro tempo). Mesmo com o resultado adverso, os brasileiros seguem na briga por uma vaga nas oitavas de final do campeonato disputado na Argélia.
A equipe brasileira mostrou mais uma vez uma forte defesa, que conseguiu parar alguns ataques dos adversários durante o jogo. No entanto, a Rússia também criou um grande paredão, dificultando as ações de contra-ataque da equipe verde e amarela. Ainda com algumas pequenas falhas do Brasil na finalização para o gol, o jogo foi definido sempre nos detalhes e gol a gol até o final.
Apesar da diferença no marcador não ter sido tão grande, o técnico do Brasil, Helio Lisboa Justino, o Helinho, não ficou muito satisfeito pelo fato do time não ter conseguido converter os ataques em gols. “Hoje, a equipe não jogou muito bem. Defensivamente, cometemos mais erros do que no primeiro jogo. Conseguimos roubar mais bolas do que em outros jogos e barrar um pouco o forte ataque da Rússia, mas, em compensação, não conseguimos transformar isso em gol”, frisou.
O treinador disse que o time não conseguiu colocar em prática o que havia sido planejado. “Eu tinha dito que precisávamos defender muito bem e contra-atacar para podermos fazer gols mais fáceis. Sabíamos que a defesa da Rússia era bem postada e grande. Tivemos dificuldade em fazer chute de fora, então, partimos para um jogo mais de um contra um e não deu certo. A defesa da Rússia estava tendo certa vantagem em relação a isso. No primeiro tempo, a tônica foi mais ou menos essa. No intervalo, voltamos um pouco desconcentrados, principalmente com relação às questões de ataque que eram nosso objetivo.”
No domingo (23), às 16h, o Brasil enfrenta Burkina Faso. O time estreante em mundial de qualquer categoria do handebol fez três jogos, mas foi derrotado por Tunísia, Macedônia e Espanha. Com isso, ocupa a última posição da chave C. Os brasileiros, por enquanto, passaram a ocupar o quinto lugar. Para conseguir sair em segundo do grupo, o Brasil precisa vencer os próximos dois adversários, que são Burkina e Macedônia.
Gols do Brasil: Patrick (6), Leonardo Abrahão (3), Edney (2), André (2), Marcio (2), Guilherme Torriani (2), Cauê (1), Pedro (1) e Marcos (1). Gols da Rússia: Santalov (4), Maslennikov (4), Ermakov (3), Fokin (3), Sinitcyn (2), Vinogradov (2), Dashko (2), Ukhvarkin (1), Mikhalin (1) e Furtsev (1).
Programação do Brasil
*Horário de Brasília
Terça-feira (18): Espanha 29 x 21 Brasil
Quinta-feira (20): Brasil 36 x 29 Tunísia
Sexta-feira (21): Brasil 20 x 23 Rússia
Domingo (23): 16h – Burkina Faso X Brasil Segunda-feira (24): 14h – Macedônia X Brasil
Fonte: CBHb