Atletas da categoria Júnior garantiram três semifinais hoje, até o momento são oito embarcações brasileiras na próxima etapa da competição.

No segundo dia (quarta-feira,19) de competições em Bratislava, na Eslováquia, os canoístas brasileiros mantiveram o bom desempenho da terça-feira,18, e conquistaram mais cinco vagas em semifinais. Guilherme Mapelli no K1 Masculino Sub-23, Ana Sátila no C1 Feminino Sub-23, Guilherme Rodrigues no K1 Masculino Júnior e no C1 Feminino Júnior o Brasil contará com duas atletas na próxima fase, Beatriz de Paula e Omira Estácia garantiram a vaga na prova.
 
Na classificação do K1 Masculino Sub-23 o atleta Guilherme Mapelli não foi bem na primeira descida. Ele passou por fora da baliza nº 8 e tomou a penalidade máxima (50 segundos), além de tocar as balizas nº 13 e 23, com isso o seu tempo final foi de 147.14. Já na segunda tentativa o atleta deu a volta por cima e percorreu toda a pista sem tocar em nenhuma baliza, com o tempo de 88,97 segundos, garantindo o segundo melhor tempo da prova. “Eu estava bem concentrado nas duas oportunidades, mantive a mesma ideia, mas a segunda quase sempre sai melhor, neste caso ela saiu bem melhor”, afirma.
 
Ana Sátila fez sua descida pelo C1 Feminino Sub-23 na madrugada desta quarta-feira e, assim como Mapelli, ela precisou descer duas vezes para garantir a sua classificação. Em sua primeira descida a canoísta olímpica passou por fora da baliza nº 23, o último obstáculo do percurso, mas conseguiu dar a volta por cima e fez uma segunda descida limpa, chegando em primeiro lugar, com o tempo de 109.81 segundos. “Concentração, uma boa análise da pista e rever os erros no vídeo análise, esse é o segredo” esclarece.
 
Na categoria Júnior os atletas também tiveram um bom desempenho, Guilherme Rodrigues conseguiu a classificação no K1 Masculino ao fechar a prova em 95.04 segundo, com apenas uma penalidade e garantindo o sexto melhor tempo. “Estou muito feliz com meu resultado” comemora o atleta. Já no C1 Feminino Beatriz de Paula e Omira Estácia garantiram dois barcos brasileiros na próxima etapa. Beatriz conquistou a vaga na primeira tentativa, com o tempo de 136.93 segundos, Omira precisou de duas descidas, mas ela fechou a prova em 153.47 segundos e carimbou sua vaga na semi.

Ana Sátila/ Foto: Alexandre Marchetti / Itaipu Binacional

Fonte: CBCA