Brasil faz sua estreia contra a Argentina, ás 17:30.
Quatro equipes iniciaram ontem, 24 de abril, a disputa do Campeonato Sul-Americano de Basquete em Cadeira de Rodas (CR). A competição será disputada até o dia 30, em Lima, no Peru, e contará com a participação do Brasil, Chile, Argentina e das donas da casa.
Destas equipes, apenas Brasil e Argentina estiveram na disputa dos Jogos Paralímpicos do Rio 2016. As brasileiras, na ocasião, conseguiram avançar às quartas de final do evento, em que forma derrotadas pela equipe dos Estados Unidos. A Argentina, por sua vez, foi eliminada na primeira fase dos Jogos.
A seleção feminina de basquete em cadeira de rodas estreia hoje, 25 de abril, sob o comando do treinador Martoni Sampaio, a equipe terá como primeiro desafio a Argentina.
O Brasil tem um histórico de bons resultados contra as argentinas. No ano passado, a seleção venceu as argentinas em três amistosos preparatórios para os Jogos Paralímpicos. As hermanas também foram as primeiras adversárias do Brasil na Paralimpíada.
Agora, a seleção volta renovada para enfrentar as argentinas. A nova composição do time faz parte do plano de renovação da seleção.
“Traçamos um plano estratégico em cima do que observamos na Paralimpíada e no último Campeonato Brasileiro Feminino, com o objetivo de identificar potenciais para formar uma seleção cada vez mais forte”, comenta o técnico da seleção, Martoni Sampaio.
Nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá, em 2015, o Brasil ficou com a medalha de bronze, enquanto a Argentina foi quarta colocada e o Peru ficou com o sexto posto.