A seleção brasileira venceu a Argentina na final, no Ginásio Poliesportivo Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo (SP).
A Seleção Adulta é a campeã do IV Torneio Quatro Nações de Handebol Masculino. Neste domingo, 29, a equipe brasileira venceu a Argentina por 26 a 23 (14 a 9 no primeiro) e fico com o título para a alegria do público presente no Ginásio Poliesportivo Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo (SP).
Depois de terminar o primeiro tempo com cinco gols de vantagem, o Brasil encontrou mais dificuldades na etapa final e viu os argentinos diminuírem a diferença no placar para um gol quando o duelo estava 22 a 21 para a Seleção.
Porém, os donos da casa conseguiram se manter à frente e ampliaram a vantagem nos minutos finais. O artilheiro do duelo foi Haniel Langaro, que fez sete gols para os brasileiros. Do lado argentino, Federico Fernández foi o melhor com cinco gols.
Após a partida, foi realizada a cerimônia de premiação, onde o central João, do Brasil, foi eleito o melhor jogador do Quatro Nações, enquanto o argentino Leonel Maciel levou o prêmio de melhor goleiro.
João não escondeu a surpresa por receber o troféu individual. “Eu sou atleta, sempre quero o bem da nossa equipe, sempre mantendo a humildade. Nosso time está de parabéns pelo torneio, soubemos lidar com os jogos, entramos sérios do começo ao fim. Tivemos poucos treinos, sempre ajudando uns aos outros. A partida de hoje era a principal da semana, então a equipe está de parabéns, e vamos continuar com o trabalho”, afirmou o jogador.
Na campanha no torneio, o Brasil estreou com vitória contra o Uruguai por 34 a 15 na última sexta-feira, 27. Um dia depois, a Seleção bateu o Chile por 30 a 17 e depois encarou a Argentina neste domingo.
O técnico Washington Nunes falou sobre os pontos positivos e negativos do desempenho brasileiro. “Quando começamos a fase de treino, tínhamos alertados os meninos que algumas coisas precisam ser mudadas e melhoradas, como as ações de passe e transição e as ações de superioridade numérica, e foram três pontos da equipe hoje. Tivemos boa consistência ofensiva, criamos bastante oportunidades, mas paramos algumas vezes nas defesas do goleiro. Isso tem que ser melhorado. Já no sistema defensivo, a necessidade de resgatar o 5:1 voltou a funcionar bem ontem e hoje, então, o jogo caiu para um gol, mas por erros nossos, não tirando os méritos da Argentina. Tivemos sempre domínio do jogo e com boas possibilidades de ampliar o marcador, mas não fomos efetivos. Precisamos melhorar essa eficiência. Se conseguirmos isso, logo vamos deslanchar mais”, afirmou o treinador.