Competição foi neste domingo, no Parque Aquático Maria Lenk.

Seguindo a escrita dos últimos anos, o Brasil sagrou-se novamente campeão do Desafio Raia Rápida. Disputado no Parque Aquático Maria Lenk na manhã deste domingo, 15, o quarteto brasileiro formado por Etiene Medeiros, João Gomes Jr., Daynara de Paula e Bruno Fratus terminou a disputa na primeira colocação e garantiu o tetracampeonato.


Pela primeira vez disputado por equipes mistas, o Raia Rápida foi dominado do início ao fim pela equipe brasileira, que não deu brecha a Estados Unidos, Itália e Argentina. Vencendo a maioria das eliminatórias, nossos quatro atletas chegaram à final de suas provas. À exceção de Daynara, os demais brasileiros terminaram na primeira colocação nas provas individuais.

Com 11 pontos conquistados até então, o Brasil só perderia o título caso os Estados Unidos vencessem o Revezamento 4x50m e o quarteto brasileiro não ficasse em segundo lugar. No entanto, em prova emocionante e disputada até a última braçada com os americanos, Bruno Fratus encerrou a prova e bateu o atual campeão olímpico Anthony Ervin, garantindo o primeiro lugar e o título ao Brasil.

Supervisor técnico da CBDA, Gustavo Otsuka celebrou o resultado obtido no Maria Lenk e a oportunidade de divulgação da natação no país. Além disso, celebrou a mudança de mentalidade dos atletas brasileiros e a inclusão das disputas mistas.

“Vencer é sempre bom, o lugar mais alto do pódio é realmente uma meta nossa. É fundamental não só divulgar o esporte aqui como também começar a mostrar uma filosofia vencedora. Brasil precisa se acostumar a ganhar. Esse evento simboliza tudo isso, não só que o Brasil consegue organizar um grande evento como também ganhar. Fantástico (a inclusão de atletas femininas), não tem mais como fugir a isso. Elas fazem parte do mundo esportivo como um todo e precisam estar presentes”, comentou.

O título deste domingo foi o quarto brasileiro na história do Raia Rápida, que já havia vencido as edições de 2014, 2015 e 2016. Nas edições anteriores, de 2012 e 2013, os vencedores foram Estados Unidos e Austrália, respectivamente.

Bruno Fratus/ Foto: Satiro Sodré/SS Press

Fonte: CBDA