Foi em busca de medalhas que a delegação brasileira, formada por cerca de 24 pessoas, entre atletas e técnicos, competiram no IV Pan Am Parabadminton Championships 2016 e no 1st Colombia Parabadminton International 2016, ambos torneio internacionais realizados em Medellin, na Colômbia.

O IV Campeonato Pan-Americano de Parabadminton terminou no domingo,4,  onde a competição teve a participação somente dos países das Américas (Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Estados Unidos, Guatemala, Peru e Suriname), essa competição ficou marcada pela participação da maior delegação brasileira de parabadminton em torneios internacionais (20 paratletas e 5 membros da comissão técnica), tendo representantes em todas as Classes Esportivas.

Os brasileiros estiveram presentes em todos pódios, com destaque aos bicampeões Pan-Americanos na modalidade de simples masculina, Marcelo Alves Conceição e Rômulo Junio Soares, nas Classes  WH1 e WH2, respectivamente, os campeões na modalidade de dupla masculina WH1/WH2, Rodolfo Renato Cano e Gabriel Jannini, os campeões na modalidade de dupla masculina SU5, Eduardo Oliveira e Ricardo Cavalli e os campeões na modalidade de dupla mista WH1/WH2, Marcelo Alves Conceição e Maria Gilda dos Santos.

“Foi uma competição muito produtiva para o Brasil e para mim. Eu  consegui melhorar meu desenvolvimento em quadra, fazia anos que não acontecia isto. O meu técnico e os torcedores que estavam presentes nos meus jogos gostaram muito do meu desempenho, e trouxe várias medalhas pro nosso país, 2 no Pan e 3 no Internacional. o Brasil conseguiu mostrar uma evolução muito grande também, tivemos medalhas em todas as categorias do campeonato, um feito enorme para nós. E tivemos pódio de algumas categorias, com apenas brasileiros medalhando, isso é sensacional. Do último não foram em todas as categorias que tivemos medalhas, e nem tantas finais brasileiras!”, analisou o brasileiro Gabriel Jannini que garantiu 2 medalhas para o país no Parabadminton.

Foram quatro dias intensos onde nossos 20 paratletas deram um verdadeiro espetáculo, um show na verdade, com um total de 24 medalhas conquistadas. 

No quadro geral de medalhas (modelo olímpico) o Brasil terminou com uma vasta vantagem sobre os demais países ficando em primeiro com 05 medalhas de ouros, 07 de pratas e 12 de bronze, mostramos nossa soberania nos continentes Pan-Americanos.

 

Gabriel Jannini conquistou o ouro na dupla Masculina e o bronze na categoria Simples no PanAmericano Parabadminton/ Foto: Arquivo Pessoal

Fonte: CBBd
Foto capa: Reprodução Cbbd