Começa nesta sexta-feira, 18, o Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas. O evento nacional será disputado até o dia 20 de novembro no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, e contará com 44 atletas de cinco estados: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. A competição encerra o calendário do ano e definirá o ranking brasileiro de 2016.
O coordenador técnico da esgrima em cadeira de rodas, Válber Nazareth, ressalta que o Campeonato Brasileiro será uma competição de alto nível técnico. “Este ano foi de Jogos Paralímpicos e precisamos analisar se os selecionados manterão o bom rendimento e se teremos novos talentos. Agora começa um novo ciclo”, ressaltou o dirigente, eleito neste mês um dos integrante do Comitê Internacional de Esgrima de Cadeira de Rodas da Iwas, entidade que representa a modalidade no mundo.
Entre as atletas que disputarão o Nacional em São Paulo está Karina Maia (ADFP/PR). Ela integrou o grupo de oito brasileiros que participaram dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. A paranaense de Curitiba começou a praticar esgrima em 2014 e foi medalha de prata no Regional das Américas deste ano. “Eu não tenho palavras para descrever como é disputar uma Paralímpiada. Agora é dar seguimento à minha carreira, brigar para estar no pódio e tentar me manter na Seleção Brasileira “, concluiu.
Com a melhor campanha entre os brasileiros na Rio 2016 – saiu nas quartas de final da espada B – Jovane Guissone (Asasepode/RS) faz um balanço positivo deste ano e pretender coroar ele com mais dois ouros. “Eu estou feliz pela minha temporada. Foi um ano sofrido, com lesão, e mesmo assim eu me mantive entre os melhores. Uma pena que a medalha no Rio de Janeiro não veio, mas estou de cabeça erguida e quero escrever o meu nome nesse Campeonato Brasileiro com mais duas conquistas”, disse o atleta, medalhista de ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres-2012.
Fonte: CPB
Fotos: Alaor Filho/MPIX/CPB