Está é a principal competição nacional e terá em ação os principais karatecas do Brasil.
Nesta quarta-feira,11, dá início a principal competição nacional de karatê: a etapa final do campeonato brasileiro, que será realizada no Centro Pan-americano de Judô em Lauro de Freitas, na Bahia. A competição segue até o domingo, 15 de outubro. Todas as finais da categoria sênior, serão realizadas no sábado,14 e pela primeira vez na história do Karatê brasileiro terão cobertura ao vivo do SporTV2 a partir das 09:55.
A competição conta com os principais nomes da modalidade e para disputar a etapa final os karatecas tiveram que subir no pódio em pelo menos uma das etapas Classificatórias do Campeonato Brasileiro 2017. É importante lembrar, que o campeão e o vice da categoria sênior, já estão na seleção pré-olímpica de 2018.
A academia Kiai de Patos de Minas estará em peso na competição com seus atletas: Rafael Nascimento, Luís Henrique Bessas, Débora Amâncio, Claudina Aguiar “Clau”, Adrielly Soares, César Martins, Miguel Nascimento, Marcelo Augusto “Marcelinho” e Douglas Alvares.
Confira abaixo as categorias dos atletas e a expectativa de cada um deles.
Mulheres da equipe
Débora Amâncio estará em ação em duas categorias na sub-21 e na sênior -50kg. Na sub-21, 12 atletas e na sênior 15 estarão lutando em busca do pódio. A karateca vive um novo momento na sua carreira, ela agora divide os treinos com as salas de aula de Medicina e mesmo enfrentando este novo momento Débora afirma, que chegará com tudo no tatame na sexta-feira,13, dia de suas lutas.
“Realmente é bem mais complicado de conciliar, mas quando a gente vai se dedicando, vamos sacrificando algumas coisas para conseguir estar tanto aqui no tatame treinando, como na faculdade, dando o melhor que consigo. E quando a gente pensa no desafio enorme que vai ser lá no brasileiro final, um campeonato de alto nível, eu tive que abdicar sim de outras coisas, para eu conseguir dar o meu melhor aqui e lá também. Tento aproveitar cada segundo do treinamento, já que não consigo treinar tanto como antes. Eu dei duro aqui nos treinos e com certeza vou dar o meu melhor lá”.
A atleta Clau (Claudina Aguiar), do Espírito Santos estará em ação na categoria sênior -50kg ao lado da patense Debora e também na disputa do Kata. A karateca sempre que possível viaja até Patos de Minas, para realizar seus treinamentos finais para as grandes competições. Ela se diz confiante para as suas disputas na sexta-feira, 13.
“Para mim o karatê de Patos de Minas é uma referência, eu sempre procuro vim para cá quando eu quero fazer um treinamento preparatório para algum campeonato grande, porque aqui eles me acolhem e tem um treinamento fantástico e me ajudam em todas as competições. Sobre a etapa final do brasileiro, vai ser um campeonato muito difícil, muito técnico e com atletas muito bons, mas estamos entre esses atletas e estamos trabalhando muito para conseguir ganhar esse campeonato.”
Adryelle Soares (categoria 12/13 +45kg), já disputou duas finais, na primeira vez que disputou a final foi campeã e na outra não subiu no pódio. Sua categoria tem 20 atletas inscristas, a karateca de Patos de Minas comenta que treinou muito e vai em busca do pódio, no sábado, 14.
“Eu achei que estava faltando mais treino e fui bem desfocada para a última final que disputei, não estava acreditando em mim, mas agora estou bem mais focada, com mais técnica e estou mais confiante. Eu estava vindo praticamente todos os dias a tarde treinar e treinei muito forte com os meninos da academia, peguei bem mais pesado do que o ano passado. Com certeza ter toda a equipe lá presente vai ajudar e muito, vou em busca do pódio”.
Homens da equipe
Rafael Nascimento lutará na -60kg sênior, uma das principais categorias e que conta com os grandes nomes da modalidade brasileira masculina. Até chegar a grande final, 17 atletas estarão em ação e buscando subir no pódio. O karateca patense entra em ação na sexta-feira, 13 e diz estar muito confiante.
“Todos os atletas da minha categoria têm chances de subir ao pódio, não tem atletas fracos nessa edição do campeonato brasileiro. Todos são muito bons, com vários títulos, então é uma categoria em aberto, mas eu também sinto que estou no meu auge, estou me sentindo muito bem preparado e confiante para subir no pódio mais uma vez”.
O karateca César Martins é natural de Lagoa Formosa, mas faz parte da equipe Kiai de Patos de Minas. O atleta lutará na sexta-feira, 13, na disputa entre os 17 atletas da categoria +84 sênior. César vem toda semana para a cidade do milho e disse que se sente no seu melhor momento.
“Dei uma atenção maior no meu preparo físico e também na parte psicológica, porque acho que é muito importante a parte do psicológico do atleta, para a gente chegar bem lá e dessa vez eu estou na minha melhor forma, acho que não vai ter erro. Estando com o meu sensei do lado lá, não tem erro, vai dar certo. Sobre os meus adversários, nenhum deles me passa medo, ou insegurança, eu sei que eu fiz meu trabalho, estou na minha melhor forma e estou pronto para o que der e vier, quem cair na minha frente, eu estou preparado”.
Douglas Alvares (-68kg) vem conquistando seu espaço entre os karatecas do Brasil, ainda jovem, mas já adquirindo uma bagagem de experiência. O atleta tem em sua categoria nessa competição 19 atletas. Douglas já disputou quatro etapas finais do brasileiro, mas ainda não subiu ao pódio, ele conta o que fez de diferente para tentar conseguir conquistar um dos três primeiros lugares na sexta-feira,13.
“Eu vim juntando todos os erros, desde as outras etapas que eu competi e fui montando uma estratégia melhor. Como já tinha testado as outras e não tinha conseguido sair bem-sucedido, eu fui calculando cada erro e chegando na melhor forma possível, que é a que eu estou agora. Então, agora nesse brasileiro a gente treinou mais, eu treinei mais, mais focado no objetivo que eu quero, que é ser campeão e com tudo lapidado, os movimentos corretos e está tudo certinho. Eu estou muito confiante, estou pronto e vou chegar lá, para ser campeão”.
O karateca Luis Henrique Bessas (da categoria sub 21-75kg) luta na quinta-feira, 12, Marcelo Augusto (-67kg sênior) na sexta-feira,13 e Miguel Nascimento (14/15 -63kg) no sábado,14, eles completam a equipe Kiai que vai disputar o Campeonato Brasileiro Final. As categorias possuem respectivamente 13, 19 e 16 atletas em ação. Eles não estavam presentes no dias e por isso não possui fala deles.
O técnico Emerson Nascimento não acompanha os atletas em todas as competições, mas estará presente na etapa final de 2017. O sensei acredita que todos os atletas estão muito bem preparados.
“A etapa final é a parte mais importante de todas, é onde vai concluir o sonho deles. Nós treinamos muito intenso esses dias, eu até brinquei com eles, que eu não aguento mais ver tanto eles treinarem e eu sinto que eles estão muito bem preparados e tenho fé que todos vão subir no pódio lá. Nessa grande final, eu conseguir organizar meus horários de aula para estar lá, porque eles sentem confiança quando estou presente e eu quero dar essa força pra eles, que eu sei que vai fazer uma diferença grande”.
Rafael Nascimento filho e aluno, comenta que ter o sensei Emerson Nascimento vai ser muito positivo para toda a equipe. “É sempre muito bom ter meu pai/técnico com a gente. Ele que conhece nosso jogo e sabe analisar as lutas dos adversários muito bem, e consegue colocar isso a nosso favor. Com certeza vai passar uma confiança muito grande para toda equipe”.
Alguns atletas embarcaram hoje para a cidade sede da etapa final do campeonato brasileiro 2017, outros sairão de Patos de Minas na quarta-feira e os demais na sexta-feira.