Os resultados da World Series podem classificar os nadadores para o Parapan Pacífico 2018, que ocorrerá entre os dias 9 a 13 de agosto, na Austrália.
Dois mil e dezoito será um ano mais calmo para os atletas da natação. O processo classificatório para os Jogos de Tóquio 2020 só ocorrerá a partir de 2019, mesmo ano do Mundial da Malásia. Mas isso não será motivo para diminuir os treinos, pois a World Series e o Parapan Pacífico marcam o calendário de competições internacionais.
Os atletas da Seleção Brasileira disputarão três das seis etapas da World Series. A primeira competição deles será em casa: o Open Internacional Loterias Caixa, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de 26 a 28 de abril. Em seguida, viajarão para as etapas de Lignano Sabbiadoro, na Itália, de 23 a 26 de maio, e de Sheffield, na Grã-Bretanha, de 31 de maio a 3 de junho.
Os resultados da World Series podem classificar os nadadores para o Parapan Pacífico 2018, que ocorrerá entre os dias 9 a 13 de agosto, na Austrália. Os critérios de convocação do Brasil para o evento serão divulgados em breve.
Dos 14 nadadores, dez subiram ao pódio em Jogos Paralímpicos. Entre os mais experientes estão Daniel Dias, com 24 medalhas, André Brasil, com 14, Phelipe Rodrigues, com 7, Joana Neves, com 4, e Edênia Garcia, com 3.
Os únicos que não faziam parte da Seleção em 2017 são Beatriz Borges Carneiro, que era da Seleção de Jovens, Gabriel Cristiano de Souza e a veterana Edênia Garcia.
A World Series foi criada para reunir algumas das maiores competições do calendário mundial e permitir que os Comitês Paralímpicos Nacionais planejem e desenvolvam melhor seus próprios programas, tendo acesso a outras competições. Ao todo, o circuito é composto por seis etapas: Copenhague (Dinamarca), Indianápolis (Estados Unidos), São Paulo (Brasil), Lignano Sabbiadoro (Itália) Sheffield (Grã-Bretanha) e Berlim (Alemanha).
O próximo Mundial de Natação será em 2019, de 29 de julho a 4 de agosto, em Kuching, na Malásia.
Os atletas que representarão o Brasil nesta temporada já foram convocados:
André Brasil Esteves – Classe S10
Beatriz Borges Carneiro- Classe S14
Cecília Kethlen Jeronimo de Araújo Classe S8
Daniel De Faria Dias- Classe S5
Edênia Nogueira Garcia- Classe S3
Gabriel Cristiano de Souza- Classe S8
Ítalo Gomes Pereira- Classe S7
Joana Maria Jaciara Da Silva Neves- Classe S5
Patrícia Pereira Dos Santos- Classe S4
Phelipe Andrews Melo Rodrigues- Classe S10
Roberto Alcalde Rodriguez- Classe S6
Ruan Felipe Lima de Sousa- Classe SB9
Ruiter Antônio Gonçalves Silva- Classe9
Talisson Henrique Glock- Classe S6
Fonte: CPB