Na Alemanha, ginasta brasileira venceu no salto e ficou com a prata nas assimétricas, no primeiro dia de finais.

A brasileira Rebeca Andrade voltou a brilhar neste sábado, 24, no primeiro dia das finais da “Turnier Der Meister” FIG Individual Apparatus World Cup, que acontece em Cottbus, na Alemanha. Ela terminou o dia com duas medalhas: uma de ouro no salto, e outra de prata nas paralelas assimétricas.



A brasileira mais uma vez mostrou seu potencial no salto. Na primeira apresentação, conseguiu uma nota 14,866, com grau de execução 9,466. No segundo salto, tirou 14,591 e na média, teve a nota 14,728. Em segundo lugar, ficou a americana Jade Carey (14,516) e em terceiro terminou a indiana Dipa Karmakar (14,316). A brasileira Jade Barbosa também disputou a final, ficando em 7º (13,983).

A outra medalha de Rebeca veio nas paralelas assimétricas, onde conseguiu a medalha de prata, com a nota 14,500. Ela foi superada pela belga Nina Derwael, que levou o ouro, com 15,100. O bronze foi para a chinesa Lyu Jiaqi (14,433).

Neste domingo, 25, último dia de disputa da Copa do Mundo de aparelhos de Cottbus, mais quatro ginastas brasileiros estarão em ação. Flavia Saraiva e Jade Barbosa participarão da disputa de medalhas no solo, enquanto Rebeca Andrade e Flavinha estarão na final da trave.

Entre os homens, Arthur Nory será o representante brasileiro, na final da barra fixa. As disputas deverão começar a partir das 11 horas (horário de Brasília).

A Copa do Mundo de aparelhos é uma novidade no calendário da FIG (Federação Internacional de Ginástica), na qual podem participar atletas especialistas ou não. A etapa de Cottbus será a primeira de uma série de oito campeonatos a serem realizados até 2020. Os ginastas que somarem mais de três participações poderão buscar a classificação para a Olimpíada de Tóquio (JAP).

Veja os convocados para a Copa do Mundo de Cottbus:

Ginástica Artística Feminina
• Flavia Saraiva
• Jade Barbosa
• Lorrane Oliveira
• Rebeca Andrade
Treinadores: Francisco Porath Neto e Valeri Liukin

Ginástica artística masculina
• Arthur Nory
• Francisco Barreto
• Lucas Bitencourt
• Péricles da Silva
Treinadores: Cristiano Albino e Marcos Goto
Fisioterapeuta: Caio Vieira Buonanotte
Árbitros: Eliseu Burtet Neto e Rossana Travassos Benck
Chefe de delegação: Juliana Lutz Fajard

Rebeca Andrade em ação/ Foto: RicardoBufolin/PanamericaPress/CBG

Fonte: CBG