O goalball brasileiro chega aos Jogos Parapan-Americanos de Jovens São Paulo 2017 com moral. Os times feminino e masculino, segundo os próprios treinadores, estão entrosados e conquistaram um torneio sul-americano de adultos no fim do ano passado, no Equador, pouco depois das Paralimpíadas Escolares.
O time masculino é o atual campeão do Parapan de Jovens. Em 2013, em Buenos Aires, a equipe venceu o triangular e ficou com a medalha de ouro. Para o técnico Alessandro Tosim, a chance do bicampeonato é alta. “Nossa expectativa é a medalha de ouro. Esses garotos estão entrosados e na fase de treinamentos conseguimos dar um conjunto a eles. E ainda acredito que possam evoluir dentro da competição”, analisou Tosim.
O treinador aposta na experiência do time. Embora seja uma seleção jovem, dois atletas já participam de treinos com times adultos, o que dá mais força ao grupo do Parapan. “O Emerson Ernesto e o Renan da Silva já vão às fases de treinamento da seleção adulta, e até por isso foram convocados. Como já conhecem a metodologia, deixam a equipe bem forte”, disse.
O time feminino também tem a expectativa de uma medalha de ouro. “Estou bem confiante, as meninas também estão. Apesar da idade, são bem experientes e temos a felicidade de termos tantos talentos assim”, contou Dailton Nascimento, treinador do time feminino.
O Parapan de Jovens, de acordo com Dailton, será uma boa oportunidade de lapidar alguns talentos para o ciclo paralímpico que se iniciou. “Precisávamos renovar um pouco a Seleção principal, isso é normal. E essas meninas, que observamos em regionais e nas Escolares, com certeza podem dar continuidade, chegar à principal e até competirem nos Jogos de Tóquio, em 2020”, planeja o treinador.
Na disputa feminina estarão em ação o Brasil, Colômbia e México, que irão fazer um triangular em turno e returno. As duas melhores disputam a final. Já no masculino as seleções presentes são: Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, México e Peru. As equipes serão divididas em dois grupos de três. As duas melhores de cada avançam às semifinais.
O Brasil estreia na competição no dia 21 de março, mas ainda sem adversários definidos. Os grupos serão definidos durante Congresso Técnico no dia 19, às 15h.