Cazaque naturalizado brasileiro leva o país ao primeiro pódio de 2018.

O wretling brasileiro conquistou sua primeira medalha internacional em 2018. O cazaque naturalizado brasileiro, Marat Garipov, conquistou a prata na categoria até 55kg do estilo greco-romano no Grand Prix de  Zagreb 2018, disputado no último fim de semana na Croácia. Gari, como é conhecido no cenário do wrestling nacional, venceu duas lutas a primeira sobre o húngaro Krisztian Kecskemeti pelo placar de 4 a 1 e a segunda sobre o turco Ugur Beytekin, esta por superioridade técnica (10 a 1).



No combate da medalha de ouro, o brasileiro acabou superado por outro turco Dogus Ayazcy, que o venceu por superioridade técnica (8 a 0).  Além de Garipov e Dogus, completaram o pódio Muslim Alinli, também da Turquia e Krisztian Kecskemeti. No estilo greco-romano,  16 diferentes países estiveram representados.

Marat Garipov se mudou para o Brasil em busca do sonho olímpico em 2011. O atraso na documentação de sua naturalização impediu o atleta de estar apto a lutar as seletivas olímpicas. Em 2017, Marat concluiu o processo e promete buscar as vagas nos Jogos Olímpicos de Tóquio- 2020.

Marat Garipov luta olímpica/ Foto: Reprodução facebook

Fonte: CBW